02 de maro de 2021
Campo Grande 33º 21º

Projeto

Faculdade oferece vagas para atendimento gratuito a cadeirantes

O curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Campo Grande abre vagas para o atendimento gratuito a pessoas com lesão raquimedular paraplegia, preferencialmente com lesão de até 18 meses. O Crelame (Centro de Reabilitação de Lesados Medulares) é um projeto de extensão que existe há quase dez anos e visa atender a comunidade, além de ser campo de atuação para as pesquisas de iniciação científica da Instituição.

O tratamento varia de um a dois anos, dependendo do caso, e conta com o acompanhamento de fisioterapeutas e acadêmicos, visando estimular o máximo de autonomia para o paciente em suas tarefas cotidianas. Segundo o professor Leandro Hubner, coordenador do curso de Fisioterapia da Estácio e do Crelame, além dos exercícios e estímulos padrão, os pacientes são motivados a realizarem sozinhos as tarefas do dia-a-dia, como fazer a higiene corporal, andar de ônibus, dirigir e cumprir as tarefas domésticas.

Para o coordenador, “muitos pacientes não acreditam que são capazes de realizar certos movimentos e atividades, mas havendo o estímulo correto e a mudança de postura, todos ganham mais independência e qualidade de vida”. O professor Leandro destaca que existe uma troca riquíssima de experiência entre os pacientes durante os encontros, o que também contribui para o desenvolvimento de cada um deles, inclusive na esfera de direitos garantidos aos cadeirantes.

Sobre o Crealame

Os atendimentos são realizados as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h. As atividades são intensivas, ou seja, alongamentos gerais, treino de equilíbrio de gatas, sentado e em pé com o uso de órteses na barra paralela, fortalecimento de MMSS com halteres, condicionamento cardiorrespiratório com cicloergômetro (bicicleta para braços), e seminários com temas direcionados a reabilitação dos pacientes, principalmente com a troca de experiências e informações.

Os interessados no atendimento devem entrar em contato pelos telefones: (67) 3348.8841 ou 3348.8842, de segunda à sexta-feira, das 14 às 17h. (Com assessoria)