24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Sossego ou folia

Feriado de carnaval impulsiona turismo de MS

A- A+

O carnaval é um feriado propício para quem busca festa ou tranquilidade. Entre as dez Regiões Turísticas de Mato Grosso do Sul, os visitantes e os sul-mato-grossenses poderão escolher a melhor alternativa para aproveitar os cinco dias do feriado. A maior festa popular do Brasil, que atrai todos os anos milhares de turistas, tornou-se fonte de lucro e renda para diversos setores da sociedade, alavancando principalmente o turismo.

O impacto na economia local se dá principalmente no Setor da Alimentação e Bebidas – restaurantes, supermercados, conveniências, farmácias, bem como nos postos de combustíveis e em passagens para transporte rodoviário. Exemplo disso é Bonito, onde o período do Carnaval é considerado de alta temporada atraindo visitantes do segmento de natureza, ecoturismo e aventura, de lazer e descanso; os pesqueiros também recebem uma demanda significativa de turistas nesse período.  Portanto, é um excelente momento para o Turismo uma vez que gera uma movimentação considerável de viagens independente de ser para destinos onde o Carnaval é consolidado.

Corumbá é outro destino muito procurado nesses cinco dias de folia, ou descanso. Dados do Observatório do Turismo do Pantanal – Fundação de Turismo do Pantanal/Corumbá mostram que o Carnaval 2015 movimentou R$ 9,9 milhões na economia local e mesmo com o dólar em alta, os turistas gastaram mais de R$ 1,1 milhão na Bolívia.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur-MS, o cenário mostra que o turismo é um importante instrumento para o fortalecimento da economia. “O Carnaval é um importante gerador de oportunidades, emprego e renda. Agrega a sociedade e promove a inclusão social”, enfatizou.

Aos que curtem o carnaval e gostam de uma boa folia podem aproveitar o período em alguns dos municípios sul-mato-grossenses que são boas opções por oferecerem uma agenda extensa e diferenciada, com desfiles de escolas de samba, blocos oficiais, circuito elétrico, cordões carnavalescos, desfiles culturais e matinês. É bom se programar com antecedência já que alguns municípios do Estado cancelaram a festa para investir em áreas consideradas prioritárias.

Mas quem prefere o sossego e busca descanso pode escolher os balneários, rios, passeios nos parques da urbanos, clubes com piscinas, pousadas que oferecem day use, entre tantas opções de lazer tendo à disposição a hospitalidade, belas paisagens, opções de agito e sossego, além de uma gastronomia saborosa.