19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

ESPAÇO | FOGUETE

Foguete de 18 toneladas cai na terra neste sábado (8. maio); Brasil está na rota de colisão

Trajetória do objeto está fora de controle porque seus designers imaginaram que ele iria se desintegrar na atmosfera naturalmente, isso não ocorreu

A- A+

Fora de controle, o foguete de 18 toneladas Tianhe ("Harmonia Celestial"), da China, entrará na atmosfera e cairá em alguma região do planeta Terra neste sábado (8. maio). “Na verdade, não podemos saber quando ele cairá”, disse AFP Nicolas Brobrinsky, chefe do Departamento de Engenharia e Inovação da Agência Espacial Europeia (ESA).

Nesta sexta-feira, o foguete estava programado para chegar à Terra entre as 18h50 de sábado e 4h de domingo (horário de Brasília) embora as previsões sejam mais precisas com o passar das horas, mesmo uma hora antes do impacto, a incerteza será grande, acrescenta o especialista.

A trajetória do objeto está fora de controle porque seus designers imaginaram que ele iria se desintegrar na atmosfera naturalmente. O problema é que devido à sua enorme massa, entre 10 e 18 toneladas, o foguete dificilmente será totalmente destruído.

O especialista diz que única certeza é que o objeto está em uma órbita inclinada de 41 graus em relação ao equador da Terra. Ao entrar na atmosfera só pode cair na faixa entre as latitudes 41 dos hemisférios Norte e Sul, que inclui, por exemplo, grande parte da América Latina, Sul da Europa e África. Nesse caso, o Brasil está na rota de colisão do ônibus espacial.