24 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Cidade

Fórum trabalhista da Capital será inaugurado em novembro

A- A+

A nova sede do Fórum Trabalhista de Campo Grande será inaugurada no dia 18 de novembro. A reforma do prédio da Rua Jornalista Belizário Lima começou em janeiro deste ano e está na penúltima fase. Nos próximos dias, a instalação do piso elevado será finalizada, assim como da marcenaria, louças e metais dos banheiros e sistemas de segurança, TV e som. O calçamento e a repintura de algumas áreas também estão quase prontos. O ar condicionado já foi instalado em todo o prédio e está em fase de testes.

As sete Varas do Trabalho de Campo Grande que hoje funcionam em um imóvel alugado na Rua João Pedro de Souza terão um espaço 40% maior após o término da reforma, orçada em R$ 16,7 milhões. O prédio foi reformado para abrigar até três novas Varas, pensando no aumento da demanda trabalhista e no crescimento da população. O local passou por um retrofit e foram trocadas todas as instalações, piso, forro, vidraçaria e sistemas de ar condicionado e de segurança.

O Presidente do TRT/MS, Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, explica que a reforma é fruto das três últimas gestões do Tribunal e só foi possível graças à liberação de emendas parlamentares pela bancada de Mato Grosso do Sul. O magistrado lembra, ainda, que o prédio, construído para ser residencial, foi transformado para utilização pública. "Esperamos atender melhor o jurisdicionado e que os juízes e servidores estejam mais motivados em condições físicas de trabalho melhor", destaca Nery Azambuja.

O diretor do Foro, Juiz do Trabalho Renato Luiz Miyasato de Faria, avalia que a mudança para o novo prédio é essencial para o funcionamento da Justiça do Trabalho. "Nós temos um fluxo de mil pessoas diariamente que não é suportado por aquele prédio, ou seja, as instalações não aguentam, estragam a todo o momento. Ao passo que este aqui, devidamente adequado em tamanho e espaço, vai propiciar com que, primeiro, que nós tenhamos as dimensões específicas para a quantidade de pessoas que usam esse prédio; e segundo é um lugar muito mais prazeroso, com janelas, com vistas, de forma que as pessoas que trabalham aqui dentro não fiquem sufocadas e podem até aumentar sua produtividade diária", afirmou o magistrado.

Segundo o Secretário Executivo da Diretoria Geral de Coordenação Administrativa do TRT/MS, Gerson Martins de Oliveira, a obra caminha para a conclusão sem atrasos e deve ser entregue até o dia 13 de novembro.