28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Narguilé

Frequentadores, moradores e comerciantes são favoráveis a proibição do uso de narguilé na Orla Moren

A- A+

Na última quinta-feira (13), feriado municipal, o vereador Delegado Wellington (PSDB), aproveitou o grande fluxo de pessoas que utilizam a Orla Morena de Campo Grande, para conversar com frequentadores, moradores e comerciantes sobre o Projeto de Lei 9.157/18 de sua autoria que proíbe o uso de narguilé em locais públicos da Capital.

“Trabalho na Orla Morena há 5 anos e o movimento caiu muito ultimamente, devido ao uso dos narguilés e de outras coisas. A proibição em locais públicos será ótima. E as famílias voltarão a frequentar a Orla Morena”, comentou um comerciante que preferiu não se identificar.

Entre frequentadores e moradores a opinião segue a mesma. “Não tenho nada contra quem fuma, mas isso tem que ser feito em local apropriado, porque ninguém é obrigado a conviver com essa fumaça”, disse Dayana Souza que frequentemente usa a orla para fazer caminhadas.

“O problema não é só com a fumaça. É comum ver menores de idade fazendo o uso desse tipo de cigarro, além disso há muitas crianças que frequentam a orla em momentos de lazer e acabam inalando involuntariamente essa fumaça prejudicial”, afirma Antônio Netto morador da região.

Autor da proposta, vereador Delegado Wellington defendeu a necessidade do projeto. “Essa lei, não proibirá o uso em si, mas sim regulamentar para uso em locais apropriados como tabacarias, lounges e em suas residências, pois é um problema que temos de encarar de frente, precisamos trabalhar esse conceito e respeitar esses espaços. É uma causa de proteção à família”, disse.

A restrição ao uso do Narguilé foi aprovada pelos vereadores na Câmara Municipal e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.