19 de janeiro de 2022
Campo Grande 34º 24º

EXAME NACIONAL

Gabarito de todas as provas do Enem 2021; confira

A questão 157 da prova rosa foi anulada

A- A+

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (1º.dez.21) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Confira abaixo, de maneira rápida, imagens com os resultados.  

A questão 157 da prova rosa foi anulada. A questão sobre Copa do Brasil não possuía entre as opções uma resposta correta. O item apareceu na prova azul como questão 138, como 155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

O resultado final das provas objetivas e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.

Confira os gabaritos:

1º DIA - PROVA AZUL

1º DIA - PROVA ROSA

1º DIA - PROVA BRANCA

1º DIA - PROVA AMARELA

1º DIA - PROVA LARANJA (BRAILE E LEDOR)

1º DIA - PROVA VERDE (LIBRAS)

2º DIA - PROVA AZUL

2º DIA - PROVA ROSA

2º DIA - PROVA CINZA

2º DIA - PROVA AMARELA

2º DIA - PROVA LARANJA (BRAILE E LEDOR)

2º DIA - PROVA VERDE (LIBRAS)

O gabarito só permite que o aluno saiba seu número total de acertos.

Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas.

Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante - ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes.

Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.