18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Novo comando

Glória Setsuko Suzuki é a nova coordenadora geral de perícias de MS

A- A+

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa e o delegado-geral da Polícia Civil e presidente do Conselho Superior da categoria, Marcelo Vargas, empossaram nesta quarta-feira (03) a nova Coordenadora Geral de Perícias do Estado (CGP), Glória Setsuko Suzuki. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na Academia da Polícia Civil Júlio Cesar da Fonte Nogueira (Acadepol).

Em sua fala, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, saudou a presença dos membros do Conselho Superior de Polícia e desejou uma profícua administração à nova coordenadora. Ele disse ainda que a CGP poderá contar com a Polícia Civil para que continue a ter uma relação de harmonia entre as instituições. “Não poderia deixar de agradecer o agora ex-coordenador da CGP, José Bento Correa, por sua dedicação e pelos bons serviços prestados”, disse o delegado-geral.

Glória Setsuko Suzuki assumiu o lugar do perito papiloscopista José Bento Corrêa, que ficou à frente da coordenadoria pelo biênio 2014-2016. “Agradeço o apoio de toda a equipe que esteve ao meu lado durante esses dois anos desempenhando um grande trabalho, com o objetivo de atender cada vez melhor a nossa população”, frisou José Bento Corrêa.

A nova coordenadora exercerá seu mandato pelo período de dois anos (2016-2018). Ela ficará responsável pela coordenação do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Identificação (II).

Em seu discurso de posse, a perita criminal Glória Setsuko Suzuki aproveitou a oportunidade para desenhar como será sua gestão. “Nossa administração será pautada pelo planejamento estratégico, alinhada às diretrizes governamentais. Com a união de todos e a cooperação das instituições que compõem a segurança pública, como a Polícia Civil, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, com o apoio do senhor secretário de Justiça e Segurança Pública e do governador do Estado, temos a certeza que a CGP atingirá grau de excelência”, enfatizou.

Já o secretário José Carlos Barbosa que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, destacou a experiência da perita criminal na pasta de Segurança Pública do Estado e defendeu trabalho conjunto para garantir estrutura à Perícia Oficial Forense. “Vamos trabalhar pelo fortalecimento das áreas da perícia, pois essa é uma determinação do nosso governador. Podem ter absoluta certeza que a nova coordenadora terá todo apoio e colaboração da Secretaria de Segurança Pública, para que os núcleos de perícia, em todas as suas áreas, possam ser fortalecidos e a Perícia Oficial Forense possa cumprir o seu papel”, discursou.

O secretário também anunciou na ocasião, que em breve será aberto o processo licitatório para reforma da estrutura da Coordenadoria Geral de Perícias. “Estamos caminhando com o processo licitatório da reforma da estrutura física e fazendo todos os esforços para garantir que os insumos necessários estejam disponíveis. Do ponto de vista do material humano, temos o que há de melhor em qualificação. O que precisamos é oferecer condições para que a perícia funcione bem. Ela é extremamente importante e fundamental na formação da prova”, destacou.

Participaram da cerimônia o secretário adjunto da Sejusp, Antonio Carlos Videira, superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, superintendente de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro, deputado estadual Beto Pereira, representando a Assembleia Legislativa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, entre outras autoridades.

Currículo

A sul-mato-grossense Glória Setsuko Suzuki, é natural de Glória de Dourados, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pela Unigran e em Gestão de Segurança Pública pela Unitoledo.

Perita Criminal há 14 anos, atuou em diversos setores da criminalística como na Externa em atendimento de locais de crimes contra a vida e contra o patrimônio, na Balística, Toxicologia e Documentoscopia Forense, além de ter auxiliado na gestão do IC como Coordenadora de Divisão.

Atualmente ela também é membro representante da carreira dos peritos oficiais no Conselho Superior da Polícia Civil, eleita pela segunda vez consecutiva.