28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Governo do Estado lança aplicativo que colocará dados dos equídeos na palma da mão do criador

Resenha Virtual de equídeos possibilitará requisição de exames (via eletrônica), emissão de e-GTA e integração com laboratórios

A- A+

Campo Grande (MS) – Uma iniciativa inédita deve tornar Mato Grosso do Sul referência em mais uma atividade do setor de sanidade animal. No próximo dia 28 de novembro o Governo do Estado lança através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) a Resenha Virtual dos Equídeos, um programa de identificação individual que coloca na rede as informações dos animais criando uma espécie de identidade para cada um deles, controlando o trânsito e os exames realizados, praticamente em tempo real.

O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web aos laboratórios e a emissão das Guias de trânsito de animais (GTA) também poderá ser realizada via internet para equídeos já cadastrados no sistema e com exames negativados, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos no Estado, de forma padronizada e informatizada.

Segundo o Presidente da Agência, Luciano Chiochetta, com a ‘Resenha Virtual’ será possível realizar a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal. “A resenha vem para aumentar a segurança sanitária do plantel do estado, além de viabilizar dados sobre trânsito e aglomerações, evitando fraudes e falsificações criando um banco de dados com histórico dos animais do Estado” completou.

Segundo Luciano com o programa instalado no dispositivo móvel que só pode ser acessado com uma senha individual, o proprietário e ou veterinário responsável terá acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de dados como registro de raça, número de chip, imagens o que o torna um excelente sistema de gestão animal também.

Para identificar os equídeos no sistema os médicos veterinários responsáveis terão que passar por um curso na agência, habilitando-os para o procedimento e os laboratórios deverão ser cadastrados no sistema, através de um processo que será explicado a partir do lançamento do programa, que será disponibilizado através de um aplicativo simples, moderno e forma gratuita para celulares com sistemas Android e em breve IOS.

A apresentação da ‘Resenha Virtual será realizada em um evento dia 28 de novembro no tatersal “Fabio Zahran” na Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, a partir das 19h, onde são esperados criadores, entidades representativas de todas as modalidades dos esportes equestres, organizadores de eventos e a presença do Governador Reinaldo Azambuja, Secretário Jaime Verruck (Semagro) entre outras autoridades.

Equídeos em Mato Grosso do Sul

Segundo dados da Agência, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 431 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto.  

Equídeos

Equídeos são todos os solípedes domésticos e silvestres legal da família Equidae, abrangendo equinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), equídeos silvestres como Cavalo-de-przewalskii (Equus przewalskii), Zebra das-montanhas (Equus zebra), Zebra das-planícies (Equus quagga burchelli), Zebra-de grevyi (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.

SERVIÇO

Evento:        Apresentação da Resenha Virtual de Equídeos

Data:            28 de novembro de 2017            Horário: 19h

Local:                     Tatersal “Fabio Zahran” na Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Campo Grande/MS.