20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

CHEGOU TARDE

Governo libera R$ 3,8 milhões para combater incêndios no Pantanal

Ajuda chega após queimar 2,5 milhões hectares do bioma

A- A+

Mato Grosso do Sul recebeu R$ 3,8 milhões na tarde desta 3ª-feira (15.set.2020). A confirmação de repasse do Governo Federal acontece após o Pantanal ter 2,5 milhões de hectares destruídas pelas chamas. O fogo consumiu 10% do bioma somente em 2020. 

Apesar disso, em Campo Grande, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reuniu-se com o governador Reinaldo Azambuja para tratar do repasse. “O dinheiro será utilizado em contratação de horas de voo e na compra de combustíveis e equipamentos que vão dar aos brigadistas condições de enfrentar os incêndios que acometem o Estado”, explicou o ministro.

A destinação do recurso consta em plano de operações aprovado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com o apoio financeiro, o trabalho de combate às chamas que, segundo o governo estadual já vinha sendo realizado há mais de 90 dias no Pantanal, sem sucesso na tentativa de frear o avanço das chamas, será também estendido para os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, em especial no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, no município de Alcinópolis, que enfrenta situação crítica e já teve 50% de sua área consumida pelo fogo.

"Estamos fortalecendo as ações de combate aos incêndios florestais. Com recursos federais e estaduais, estamos enfrentando juntos esse problema causado pela pior estiagem dos últimos 50 anos", afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Mato Grosso do Sul entrou em estado de emergência ambiental ontem (14) por causa do fogo. Com a situação reconhecida pela União, o Estado deve receber mais recursos federais nos próximos dias.

A força-tarefa de combate ao fogo é monitorada pelo Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Segundo o governo, no Pantanal, o trabalho de combate às chamas é feito por 230 homens - entre brigadistas do Ibama/Prevfogo e militares do Corpo de Bombeiros (Mato Grosso do Sul e do Paraná), além de militares da Marinha.

Já no Cerrado, na região do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, são 140 homens entre militares do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.

Outros 500 brigadistas voluntários estão apagando fogo em todo o Estado, informou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ela acompanhou o ato de liberação de recursos e informou que o ministério contabiliza as perdas registradas pelos produtores de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. "Estamos levantando isso para ver como podemos ajudar", disse.