19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Hemosul

Hemosul comemora 30 anos com ações no interior e na Capital

A- A+

A Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul comemora 30 anos em dezembro de 2018. Para celebrar a presença da hemoterapia no Estado serão realizadas ações em Campo Grande e em nove cidades do interior – onde existem unidades da rede.

Serão 12 eventos realizados até 18 de dezembro. O primeiro deles aconteceu ontem (6.11) em Dourados. O próximo será realizado na quinta-feira (8.11) em Ponta Porã, das 7h às 17h, na unidade localizada na rua Sete de Setembro, s/nº, Santa Isabel.

Doadores de sangue e de medula, servidores, pessoas com hemofilia, pacientes e representantes de empresas parceiras estão convidados para participar das atividades. Os eventos ainda serão alusivos ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

Durante todo o dia a principal atividade é a realização das campanhas de doação de sangue e de cadastro de medula. O Hemosul reforça ainda a importância da colaboração, pois os estoques de bolsas de sangue de todos os tipos estão baixos.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 Kg ou mais.

Para doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal ,ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Informações sobre as unidades de coleta de Mato Grosso do Sul e horários de atendimento também estão disponíveis no site.