18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Capital

Hospital de Câncer inaugura nova unidade nesta segunda-feira

A- A+

Serão entregues nesta segunda-feira (17), às 17h, os dois primeiros andares do novo prédio do Hospital de Câncer de Campo Grande -Alfredo Abrão. A nova unidade homenageia o grande médico ginecologista ‘Nelson Buainan’ (in memorian) que juntamente com sua esposa Conceição Buainain e a Sra. Sara Figueiró foram voluntários que muito contribuíram para a criação da Instituição com missão filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos.

 

Nesta primeira fase serão inagurados o Térreo, onde funcionarão 8 novos consultórios, sala de procedimentos, sala de coleta, atendimento ao público e administração; e o Subsolo, com área destinada a exames de imagens (Raio-X, Mamografias, Ultrassonografias, Tomografrias), sala de laudo e digitalização, além de nova área de UTI, com 20 leitos. As áreas totalizam cerca de 2.700 m².

 

De acordo com Carlos Alberto Moraes Coimbra, diretor-presidente da Fundação Carmem Prudente de MS- Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, os novos pavimentos são importantes para que o hospital suporte o crescimento no número de procedimentos de cerca de 80% registrado nos últimos 3 anos e meio. Em 2013, foram realizados 109 mil procedimentos (cirurgias, exames, consultas, quimioterapias, radioterapias, etc). No ano de 2014 o HCAA encerrou seu exercício com 132 mil procedimentos, e em 2015 foram 162 mil. Estima-se que em 2016 ultrapassemos 190 mil atendimentos, com registro de cerca de 16 mil procedimentos/mês. “Com uma soma de esforços estamos ampliando os nossos espaços para melhor atender os nossos pacientes. Buscamos aprimorar os serviços e proporcionar qualidade, além de celeridade e humanização fundamentais no tratamento oncológico”, destacou.

 

A partir de agora nos esforçaremos para concluir os outros 7 andares, numa área total de 10.340,3925 m². Com a ajuda do Governo do Estado, Prefeitura, bancadas federal e estadual, senadores, vereadores, Rede Feminina de Combate ao Câncer, iniciativa privada, produtores rurais, classe artístisca e todos os doadores e apoiadores esperamos finalizar o prédio todo com 9 pavimentos que deverá quintuplicar o número de leitos (dos atuais 48 leitos para 240) e, consequentemente, de funcionários (dos atuais 300 para cerca de 1.000 colaboradores).

 

Saiba mais sobre o HCAA

 

Único hospital totalmente especializado em oncologia de Mato Grosso do Sul, atende 98% de pacientes carentes oriundos do SUS. A admissão dos pacientes se dá pelo Sistema de Regulação  da Secretaria Municipal de Saúde (SISREG)/Prefeitura, conforme normas do Ministério da Saúde. Atualmente, o HCAA realiza atendimentos voltados ao diagnóstico (consultas e exames), tratamento (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, braquiterapias, hormonioterapias) e reabilitação (psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição) e a prevenção (palestras e campanhas) relacionados à doença.

 

Foi implantado o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, que comemorou 2 anos em agosto de 2016.  Pioneiro em oncologia no País pelo Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, o serviço leva o atendimento aos pacientes em suas residências. Trabalha com profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais e fisioterapeutas) que cuidam dos pacientes oncológicos de forma humanizada e acolhedora. Neste período já são mais de 800 pacientes atendidos.

Também foi criado o Núcleo de Cuidados Paliativos do HCAA em 2016 paraprover acolhimento especial e cuidados globais,auxiliando pacientes oncológicos em fases críticas, promovendo a qualidade de vida atuando em consonância com o SAD. O objetivo é ajudar cada paciente e familiar individualmente a viver da melhor forma possível após o diagnóstico do câncer e em cada momento do tratamento de sua doença.

A participação voluntária do hospital na Caravana da Saúde bateu recorde, totalizando 7.546 atendimentos em duas edições, em 2015 e 2016. Os profissionais do HCAA passaram por 11 microrregiões do Estado: Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina, Corumbá, Naviraí, Jardim, Aquidauana, Dourados e Campo Grande. Foram realizados exames Preventivos, PSA, Mamografias, Consultas Dermatológicas e pequenas cirurgias, além de palestras.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Aos pacientes vindos do interior é feito o suporte, através da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também integrante da Fundação Carmem Prudente de MS, com uma Casa de Apoio, com média atual de 1400 diárias por ano, que fornece estadia, alimentação e transporte durante o período do tratamento. Graças ao trabalho conjunto foi possível duplicar o número de leitos da Casa de Apoio, que em 2013 eram 16, e em 2014 dobrou para 32 leitos. A Rede também fornece cestas básicas, perucas, lenços e acessórios aos pacientes mais carentes.

Realiza anualmente em Campo Grande o “Outubro Rosa”, movimento comemorado internacionalmente como o mês de atividades voltadas à conscientização e à importância do diagnóstico e prevenção do câncer de mama. (Com Assessoria)