25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

TRATAMENTO DA COVID | ATOR

Humorista Paulo Gustavo passa por novo procedimento cirúrgico

Equipe médica diz que ator teve uma 'nova fístula bronco-pleural'

A- A+

A equipe médica do ator e humorista Paulo Gustavo atualizou o quadro de saúde dele na noite desta sexta-feira (9.abril). Segundo adiantou Ancelmo Gois, um procedimento fora realizado nesta manhã, devido ao aparecimento de uma "nova fístula bronco-pleural". O artista de 42 anos está intubado em um hospital do Rio, em decorrência de complicações da Covid-19.

Internado desde o dia 13 de março, Paulo foi submetido há cinco dias a uma "a uma toracoscopia para correção de uma fístula bronco-pleural", visando melhor recuperação da função pulmonar.

 "Uma nova fístula bronco-pleural foi identificada ontem à noite, tendo sido realizada na manhã desta sexta-feira (09), novo procedimento, desta vez por via endoscópica, quando o segmento responsável pela nova fístula foi ocluído. As manobras terapêuticas transcorreram com sucesso e Paulo Gustavo segue em estabilidade clínica", consta do boletim O quadro do ator, segundo os médicos, mantém o "otimismo profissional", apesar da gravidade "que existe em todos os pacientes em uso de ventilação mecânica e de ECMO".

A fístula broncopleural ocorre quando existe uma comunicação anormal entre os brônquios e a pleura - uma mebrana que reveste os pulmões - e resulta na passagem inadequada de ar. É uma situação rara e grave, que normalmente se dá após cirurgia nos pulmões ou por conta de comprometimento respiratório.

Existem muitas causas potenciais da fístula broncopleural em pacientes ventilados mecanicamente. Isso inclui a ruptura das vias aéreas ou a ruptura alveolar antes do início da ventilação mecânica (por exemplo, trauma, cirurgia), laceração da via aérea ou da pleura visceral durante a ventilação mecânica (como durante a passagem de cateter central, durante a toracocentese) e a ruptura alveolar espontânea (por exemplo, uma complicação da doença subjacente ou ventilação mecânica).

Também nesta sexta-feira, o marido de Paulo Gustavo, o médico Thales Bretas, usou as redes sociais para falar sobre o estado de saúde do marido. Segundo Thales, o ator e humorista tem passado por procedimentos importantes para a melhora do funcionamento dos pulmões.

FONTE: O GLOBO.