23 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

IFMS abre inscrições para 200 vagas em cursos técnicos

A- A+

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes e de qualificação profissional, ofertados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina Ponta Porã e Três Lagoas.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Página do Candidato, disponível em www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O prazo vai até 9 de março.

Pelo Edital 002/2016, são ofertadas 270 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificação profissional a candidatos que tenham pelo menos 14 anos de idade e a escolaridade mínima exigida para cada curso.

Já para cursos técnicos subsequentes são oferecidas 200 vagas para aqueles que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente, de acordo com as regras dispostas no Edital 004/2016.

A distribuição das vagas oferecidas pode ser conferida na tabela abaixo.

Ações afirmativas – Parte das vagas é reservada a candidatos que cursaram toda a escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar mensal bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Para concorrer, é preciso se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa (cotas) no ato da inscrição.

Cursos – Visam à formação técnica e qualificação profissional dos estudantes, possibilitando o exercício profissional e a inserção no mercado de trabalho. A duração mínima dos cursos é de 180 horas (qualificação profissional) e um ano e meio (técnico subsequente).

A seleção será feita por meio de sorteios eletrônicos abertos ao público no dia 11 de março. Já a primeira chamada deve ser divulgada no dia 16, com matrícula entre 17 e 21.

Os cronogramas completos dos processos seletivos constam nos respectivos editais.

O ingresso ocorre no primeiro semestre letivo de 2016.