18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

EDUCAÇÃO

IFMS convoca candidatos para cursos técnicos em Campo Grande e Corumbá

A última decisão do IFMS mantém as atividades não presenciais durante o mês de junho

A- A+

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na 2ª-feira (8.junho), a primeira chamada e a lista de espera para ingresso em cursos técnicos integrados no segundo semestre em Campo Grande e Corumbá.

Foram convocados 200 candidatos com base na classificação do Exame de Seleção 2020.

O documento, disponível na Central de Seleção do IFMS, traz a relação dos aptos para matrícula e os que estão na lista de espera para os cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Informática e Mecânica (Campo Grande), e Informática e Metalurgia (Corumbá). 

Os convocados no primeiro semestre que não fizeram a matrícula foram alocados em uma segunda lista de espera, também de acordo com a pontuação obtida na prova. Esses candidatos somente concorrerão às vagas remanescentes depois que toda a primeira lista de espera tiver sido convocada.

MATRÍCULA

Em função da pandemia de Covid-19, as datas para a realização das matrículas e de início das aulas serão divulgadas assim que as atividades presenciais forem retomadas. A última decisão do IFMS mantém as atividades não presenciais durante o mês de junho

Quando for efetuar a matrícula, o candidato – que se for menor de idade deverá estar acompanhado do representante legal – precisa apresentar os seguintes documentos na Central de Relacionamentos (Cerel) do campus:

  • Requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual é necessário constar o número do CPF do candidato;
  • Fotocópia e original do histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente. Para todos os candidatos beneficiários de ação afirmativa, na apresentação do documento ou do certificado de conclusão é preciso ficar comprovado que as séries e/ou anos foram cursadas em escola pública;
  • Fotocópia e original do RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (homens entre 19 e 45 anos);
  • Uma foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;
  • Fotocópias e originais dos documentos especificados no anexo V, para candidatos cotistas com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio per capita;
  • Laudo médico (original), junto com o anexo VIII, para candidatos cotistas portadores de deficiência;
  • Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante apresentação de procuração específica, que deverá ser assinada pelo candidato ou por seu responsável legal, quando menor de idade.

EXAME DE SELEÇÃO 2020

 A prova para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS foi aplicada no dia 24 de novembro em dez municípios. Com 1.440 vagas ofertadas em 11 cursos, 3.545 candidatos realizaram o Exame, composto por questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. 

A maior concorrência foi para o técnico em Informática vespertino oferecido na capital, com 10,40 candidatos por vaga.