20 de abril de 2021
Campo Grande 32º 19º

Oportunidade

IFMS divulga prazo final para inscrição à vagas de curos técnicos

" São 1.600 vagas"


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima segunda-feira (07), as inscrições para 1.600 vagas no Exame de Seleção 2017, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. A taxa é de R$ 20,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 8 de novembro.

Podem se inscrever estudantes que concluíram ou que irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017. Também é necessário ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As opções são os cursos de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Cotas 

Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Pela primeira vez, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição

O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção.

Prova 

Será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões objetivas de língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10).

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 9 de dezembro. As chamadas subsequentes deverão ocorrer a partir de janeiro de 2017. (Com assessoria).