28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

POVOS ORIGINÁRIOS

Indígena carrega pai idoso nas costas por 12h para ele ser vacinado

"A foto do jovem zoé carregando seu pai nos dá uma aula de humanidade"

A- A+

O jovem índigena Tamy Zoé foi flagrado pelo médico neurocirurgião Erik Jennings carregando o pai, Wahu Zoé, nas costas por quilômetros dentro da mata fechada até o posto de saúde. O objetivo, de acordo com o médico, era aplicar no pai uma dose da vacina contra o coronavírus.

A imagem foi registrada na floresta amazônica em 2021. O idoso não enxerga bem e tem dificuldades de locomoção, por isso, o médico explicou em um post na rede social que o filho carregou o pai por 12h subindo morros e meio a mata fechada.

"Tawy carregou o pai, por 6 horas dentro de uma floresta com morros, igarapés e obstáculos até a nossa base. Feito a vacina, colocou o pai nas costas novamente e andou por mais 6 horas até sua aldeia", disse o profissional da medicina, autor do registro. 

Segundo Erik, até o momento não se registrou nenhum caso de Covid-19 nos 325 indígenas da etnia zoé que vivem nas matas do noroeste do Pará, perto da fronteira com o Suriname.

O neurocirurgião está trabalhando há quase 20 anos na assistência de saúde aos zoés. A foto foi feita há um ano atrás, quando começou a vacinação. Jennings contou que decidiu divulgá-la agora, em seu perfil no Instagram, para incentivar a vacinação num momento em que o mundo enfrenta mais uma onda de contágio e como o Brasil, se tem gestores negacionistas que estimulam a não vacinação.  

O esquema de vacinação dos zoés foi definido pelos próprios indígenas. "Os zoés decidiram se isolar voluntariamente. Montaram um sistema entre eles para não usar as mesmas trilhas entre as aldeias e só vão ao posto para tomar a vacina ou em caso de extrema necessidade", explicou Erick.

Marcos Colón, doutor em estudos culturais e profundo conhecedor da assistência aos zoés, destacou a importância de "uma estratégia de saúde que não agrida a cultura nem o modo de vida dos indígenas". 

"A foto do jovem zoé carregando seu pai nos dá uma aula de humanidade, de ação coletiva de sobrevivência, de respeito aos mais vulneráveis e de amor entre pais e filhos. Essa é uma agenda de vida, poderosa, bela e indestrutível. Contra ela não há agenda da morte que prospere", destacou a jornalista paraense e escritora Cristina Serra em sua Coluna na Folha de S. Paulo.  

*Com Folha de S. Paulo.