28 de março de 2024
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PROCON MS

Insatisfação de consumidores gera mais de 15 mil reclamações no Procon

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Nos primeiros dez meses do ano em curso (2 020) a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, contabilizou entre seus serviços de orientação por meio do telefone 161 e de reclamações generalizadas, um total de 15.565 ocorrências.

Enquanto as orientações (151) totalizaram atingiram 2 064 procuras dos consumidores, as dez primeiras empresas no ranking das mais reclamadas, foram responsáveis pela ocorrência de 4.413 demonstrações de insatisfação, sendo a Energisa, com 900 casos, a campeã entre as que mais causaram dissabores, seguida da Aguas Guariroba com 858 casos.

O ranking aponta, ainda, entre os principais alvos de reclamação, empresas de telefonia tais como a Claro com 658 casos, a Telefônica do Brasil com 352 a Brasil Telecom (celular) com 294, seguidas da Tim (281). Quatro bancos também constam do ranking. São eles: Bradesco com 300 casos, BMG com278 além de Santander e Caixa Econômica Federa, com 256 e 236, respectivamente.

Ressalte-se que estas são as que mais tiveram consumidores insatisfeitos e que se  dirigiram ao Procon Estadual no sentido de  procurar solução para os problemas  dos quais  foram vítimas. Dezenas de outros fornecedores também, mesmo que com números menos expressivos, também têm sido denunciados no órgão estadual de defesa do consumidor.