28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

GRATUITOS

Instituto Federal abre inscrições à cursos de idiomas em 7 municípios de MS

No dia 23 de julho será divulgada a relação final das inscrições homologadas

A- A+

Estão abertas as inscrições no processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que oferta 241 vagas para turmas em andamento de Espanhol, Inglês e Libras com ingresso previsto para o segundo semestre letivo. 

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição. As vagas estão distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

O prazo para inscrições segue até 10 de julho. O interessado deve acessar a Página do Candidato pela Central de Seleção. No edital de abertura é possível conferir o quadro de vagas e o cronograma do processo seletivo.

NIVELAMENTO

Os candidatos inscritos deverão fazer um teste que avaliará o conhecimento no idioma e que definirá em qual nível do curso irão concorrer.

A lista preliminar de inscrições homologadas e a convocação para a prova de nivelamento serão publicadas no dia 13 de julho. Os testes deverão ser feitos de forma online nos dias 15, 16, 17, 20 e 21 de julho.

No dia 23 de julho será divulgada a relação final das inscrições homologadas, já com os candidatos inscritos por curso/nível, de acordo com os resultados das provas de nivelamento

SELEÇÃO

Será feita por sorteio eletrônico no dia 28 de julho, que classificará todos os inscritos, mas terão direito à matrícula os candidatos contemplados conforme destinação das vagas entre as comunidades interna e externa, condicionada ainda à aprovação no teste de nivelamento.

Em atendimento ao plano de internacionalização do IFMS, serão reservadas aos servidores e estudantes, no mínimo, 75% das vagas sendo que, destas, 80% se destinam aos estudantes e as demais aos servidores.

Em caso de não preenchimento dessas vagas, elas serão destinadas a candidatos da comunidade externa, conforme classificação do sorteio.

CRONOGRAMA

Conforme cronograma do edital, o resultado do sorteio será divulgado em 30 de julho e a primeira chamada para matrículas no dia 3 de agosto.

O período de matrículas dos convocados em primeira chamada será de 4 a 6 de agosto. Caso ainda haja vagas, uma segunda chamada será publicada no dia 7 de agosto, com possibilidade, ainda, de uma terceira chamada.

A data de início das aulas será divulgada quando o IFMS definir o calendário letivo para o segundo semestre. As atividades presenciais na instituição estão suspensas até 30 de julho.

Os cursos são ofertados gratuitamente em duas etapas, sendo que cada etapa é composta por três semestres. As etapas “Básico” e “Intermediário” possuem, cada uma, três níveis. Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição. 

Veja AQUI a lista de cursos, vagas e municípios.  

Fonte: Texto originalmente publicado no Site do IFMS.