16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

ENTRETENIMENTO

Isolado: compensa mais o Streaming ou a TV por assinatura?

O preço nem sempre é o que mais se defende pelos usuários desses serviços

A- A+

Uma discussão presente no núcleo familiar: compensa mais pagar um Streaming ou bancar a TV por assinatura?

O preço nem sempre é o que mais se defende pelos usuários desses serviços, principalmente aqueles que gostam de conteúdos ao vivo. Ainda assim, em período de pandemia o preço é colocado na balança. 

Se optar pelo Streaming, há suas vantagens sobre a TV por assinatura. A que de longe mais interessa os usuários da Netflix, por exemplo, é a facilidade para o cancelamento de adesões sem fidelidade e a possibilidade de pagar valores baixos pelo serviço.

Ainda que os streamings estejam cada vez mais relevantes, as plataformas digitais ainda estão longe de desbancar os canais de TV aberta. Entre 7h e 0h, mais de 60% dos televisores estão sintonizados em algum canal tradicional, sendo pelo menos 30% na Globo.

Além disso, o Grupo Globo possui forte presença no mercado de TV paga em canais como Globonews, Telecine, GNT, Multishow, SporTV, Gloob, Bis e Off.

Na TV há várias vantagens. A Sky, por exemplo oferece além de filmes e programas de entretenimento, programas ao vivo de interesse popular, como o telejornalismo, reality shows e partidas de futebol. Os conteúdos são recebidos em alta definição sem dependência da internet e também há a possibilidade em algumas operadoras de acessar canais de streaming pelo plano que você paga, o caso do HBO go.   

Sobre as possibilidades, vale observar que os serviços de streaming são uma alternativa para quem não fica muito em casa e não assiste à TV. Ou mesmo pessoas que até ficam em casa, mas que não se interessam por conteúdos ao vivo. Eles também têm a vantagem de ser um serviço por demanda, ou seja, você assiste o conteúdo que quer, a hora que quiser.

Por outro lado, se você é um fã de esportes ou gosta de assistir conteúdos sempre com alta definição, pode compensar mais ter um plano de TV por assinatura.

Outro ponto positivo está relacionado a educação dos filhos que estão tendo aulas a distância. A TV Escola tem sinal disponível, nas TVs por assinatura Sky (Canal 112), Telefônica TV Digital (Canal 694), Via Embratel (Canal 123), Oi TV (950) e NET Brasília (Canal 4).

Dados da Anatel indicam que até abril de 2020, no Brasil, haviam 15,3 milhões de acessos de TV por assinatura. A Claro e NET ocupam 49% desse mercado, com cerca de 7,5 milhões de assinaturas, seguidas por Sky (4,5 milhões), Oi (1,49 milhões) e Vivo (1,27 milhões). A tecnologia mais utilizada é DTH (satélite), com 49,7%, seguido por cabo (43,9%) e IPTV por fibra óptica (6,4%).