20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

SAÚDE

Lavagem nasal em bebês ajuda na qualidade do sono e previne infecções respiratórias

Além de contribuir na prevenção de gripes, resfriados, rinite e sinusite, a limpeza do nariz auxilia na manutenção do conforto respiratório e ajuda a evitar o nariz entupido e ressecado

A- A+

Quem tem o hábito de limpar o nariz todos os dias reduz, segundo os especialistas, de 30% a 50% a necessidade de uso de medicações e a frequência de casos de gripes e resfriados. Independentemente da idade, a lavagem nasal tem vários benefícios para todas as pessoas, pois, além de auxiliar a prevenir gripes e resfriados, ajuda na prevenção de outras doenças respiratórias como rinite e sinusite, auxilia na manutenção do conforto respiratório, ajudando a evitar o nariz entupido e o ressecamento nasal. Mas quando se trata dos bebês, mães, pais e cuidadores costumam ter muitas dúvidas sobre a lavagem nasal logo no início da vida. Reunimos aqui dicas e benefícios que a lavagem promove na saúde da criança.

AMAMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Os bebês respiram quase exclusivamente pelo nariz até os dois meses de idade. Como são pequenos e dependentes, passam muito tempo deitados e não conseguem assoar o nariz, o que pode fazer com que a obstrução nasal (nariz entupido) seja uma ameaça frequente. Com o nariz obstruído, acabam respirando pela boca, o que atrapalha também no momento da amamentação. O hábito de respirar pela boca pode, inclusive, prejudicar a respiração do bebê e trazer problemas mais graves. Lavar o nariz do bebê ajuda a evitar essa congestão nasal, o que traz mais conforto durante o aleitamento.

MELHORA NA QUALIDADE DO SONO E NO HUMOR

Como a respiração nasal é quase exclusiva para bebês de até dois meses de idade, o nariz entupido pode trazer um desconforto respiratório muito grande para o recém-nascido, o que afeta a qualidade do sono. Com o sono comprometido, o bebê pode apresentar alta irritabilidade durante o dia. A lavagem nasal ajuda para noites mais tranquilas devido à redução da obstrução nasal.

PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Realizada ao menos duas vezes ao dia, a lavagem nasal diária ajuda a evitar infecções respiratórias como gripes e resfriados, que podem ser mais agressivas em bebês, já que estão em fase de formação do sistema imunológico (o sistema imunológico não está totalmente formado até os quatro anos de idade). A lavagem nasal promove uma limpeza por arraste, que remove as impurezas do ar inaladas. Isso ajuda a remover agentes agressores que poderiam desencadear uma infecção ou doença respiratória.

Para mais dicas e informações, você pode acessar o Família Respira .