19 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Semana Nacional do Trânsito

Lives do Detran-MS alcançaram mais de 30 mil internautas

A- A+

O Balanço de desempenho métrico das redes sociais do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul),apontam que as lives da realizadas na Semana Nacional do Trânsito alcançaram quase 30 mil internautas. As transmissões foram feitas todas as terças-feiras de setembro, transmitidas pelo Facebook oficial do órgão e estão disponíveis na plataforma do Youtube.

As atividades presenciais da Semana Nacional de Trânsito foram suspensas por conta da pandemia do Novo Coronavírus e a autarquia, que está se tornando cada vez mais digital, se adaptou à realidade debatendo assuntos atuais no formato de entrevista. Somente na primeira live o tema “Estresse no Trânsito”, alcançou mais de 9 mil internautas.

“Apesar do novo formato imposto pelo momento atual do País, o Detran-MS não deixou de debater e esclarecer temas importantes que trataram desde a segurança dos motociclistas às novas regras do Código de Trânsito Brasileiro”, comenta o diretor-presidente, Rudel Trindade.

Toda a programação foi trabalhada de forma digital, por meio de posts e das lives que contaram com a mediação da diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, que agradeceu a presença de todos e destacou o tema “Perceba o risco, proteja a vida” como um lema que precisa ser aplicado em todos os estilos de condução.

Em sua avaliação, embora seja um momento atípico, as lives foram bastante produtivas, com uma boa participação do público apesar de ser essa a primeira experiência da atividade neste novo formado. “Pelos alcances podemos notar que nosso objetivo principal foi atingido. Alertar os condutores a fim de minimizar os índices de acidentes e conscientizar sobre a importância da vida no trânsito” finaliza.

Na terça-feira (08), o Detran-MS abriu a programação com uma live sobre o tema “Como reduzir o estresse no trânsito”, com a participação do mestre em Psicologia do Trânsito, Renan da Cunha Soares Junior, que falou sobre diversos aspectos da falta de controle ao volante quando o assunto é a instabilidade emocional e suas causas, sejam elas temporárias ou duradouras.

O segundo encontro, no dia 15, o bate-papo foi com o gerente comercial do grupo Caiobá Motocicletas e Instrutor de Pilotagem, Uriá de Mello Soares, que esclareceu dúvidas sobre habilitação, pontos cegos, prevenção, garupa, carga, equipamentos obrigatórios, entre outros. “Primeiramente, para conduzir qualquer tipo de veículo e se portar bem no trânsito é extremamente necessário ser habilitado, independente da categoria. Uma pessoa habilitada está preparada para estar no trânsito”, comenta o instrutor.

Na data em que foi comemorado o Dia Mundial sem Carro (22) a terceira live do Detran-MS debateu o “Transporte Ativo – Pedestres e Ciclistas”, com a professora e ciclista Renata Soares de Oliveira Angelozi, que desenvolve projetos de educação para o trânsito e é autora do livro As Aventuras de Ana Pedestre e Sua Turma.

Na manhã desta terça-feira (29), a autarquia encerrou a programação esclarecendo dúvidas sobre as mudanças do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com o chefe da Escola Pública de Trânsito também do Detran-MS, Marcos Brandão. Ampliação do prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de cinco para dez anos, pontuação de 40 anos e uso correto da cadeirinha foram os mais questionados pelos internautas.

Durante o encontro, o entrevistado destacou pontos do Código que podem ser alterados e o andamento do projeto de Lei no Congresso Nacional, comentando as principais mudanças comparando o texto atual e a proposta inicial e como elas podem influenciar no comportamento do condutor e consequências em relação as penalidades.

No total, as lives tiveram 28 mil alcances orgânicos durante o mês de setembro, com quase 500 comentários e 77 compartilhamentos. Clique aqui e acesse todos os vídeos disponíveis.