11 de abril de 2021
Campo Grande 34º 22º

Campanha

Mais de 20 mil animais da Capital já foram imunizados com vacina

Com uma população de 210 mil animais entre cães e gatos, a Prefeitura de Campo Grande por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem a meta de vacinar 80% destes animais, o que perfaz um total de 168 mil entre cães e gatos. O total da população na Capital de cães é de 165 mil e a meta é vacinar 132 mil. A população de felinos é de 45 mil e a meta será de vacinar 36 mil. Esta campanha de vacinação é uma determinação do Ministério da Saúde e o objetivo é imunizar cães e gatos acima de quatro meses de idade.

A campanha de vacinação começou no dia 11 de julho, no bairro Nova Lima. A equipe já atendeu oito bairros: Coronel Antonino, José Abrão, Mata do Segredo, Monte Castelo, Vila Gomes, Jardim Seminário e Vila Popular. Até o dia de hoje (11), foram vacinados 23 mil cães e seis mil gatos.

Para atender toda a demanda, a Prefeitura de Campo Grande conta com uma equipe de 80 funcionários, que vão de casa em casa e trabalham em duplas nas regiões do Segredo, Prosam Imbirussú, Centro, Lagoa, Anhanduizinho e Bandeira.

A gerente técnica do Serviço de Controle de Raiva do CCZ. Cláudia Granja Ferreira lembra que, no caso da residência fechada, o agente deixa um comunicado para o morador, informando que estiveram no local e que o mesmo pode comparecer ao CCZ, para vacinar o animal de estimação.

Para a moradora do bairro Santo Antônio, na região do Imbirussu, Nice Muniz, 63, a campanha de vacinação é muito boa. “Pra gente que não tem tempo de ir até o CCZ e nem condições de vacinar o animal, este trabalho é muito bom. Vacino o meu cão de estimação todos os anos e sempre com a equipe de saúde da Prefeitura”.

O supervisor geral do CCZ, Denílson dos Santos Leite informa que a raiva animal é uma doença grave e os animais devem receber a dose da vacina todos os anos, que é gratuita. “Este é um serviço oferecido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura que visa o bem-estar dos animais e da população”.

O CCZ fica aberto todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 7 da manhã às 21 horas. No setor há funcionários suficientes para atender toda a demanda.

Outra orientação do CCZ, no caso de desconfiança dos moradores com o recebimento dos funcionários, eles podem ligar para o telefone 3314-5003 para solicitar informações. Os funcionários da saúde e do CCZ são identificados com crachá e todos trabalham devidamente uniformizados.