23 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Dos 79 municípios de MS apenas Corumbá decretou feriado pelo Dia da Consciência Negra

A- A+

Nesta sexta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra, a data foi escolhida por que neste dia 20 de novembro aconteceu a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Porém o feriado não é federal, ou seja, nem todas as cidades do pais decretaram feriado oficial neste dia, a lista atual diz que 1.044 cidades brasileiras aderiram oficialmente ao feriado de 20 de novembro. Em Mato Grosso do Sul apenas Corumbá aderiu ao feriado por meio de lei municipal em 2008. 

Esta data é comemorada há mais de trinta anos por diversas pessoas do movimento negro em todo país, principalmente por artistas, mas só foi inclusa no calendário escolar no ano de 2003, que depois de alguns anos através da Lei 12.519 de 2011 foi declarada oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Estatística

A população total de negros no estado de Mato Grosso do Sul segundo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 é de 120.096 sendo que 46.963 residem em Campo Grande e 6.781 em Corumbá.

Festa na Capital

Embora não seja feriado, o governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, vai promover nesta sexta-feira (20) Festa na Praça do Rádio Clube, no centro da Capital. Entre atrações, está o Grupo Sampri. O evento começa às 17 horas e tem entrada franca.