20 de junho de 2021
Campo Grande 25º 13º

Geral

Mato Grosso do Sul recebe 21º lote de vacina contra COVID-19 nesta quinta-feira

A- A+

O Governo do Estado recebe nesta quinta-feira (13.5) um novo lote de vacina a contra Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde. As vacinas chegam às 18h30 no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as doses recebidas são importantes para completar o esquema vacinal da população. "Vamos distribuir os imunizantes aos municípios na sexta-feira. Orientamos os gestores municipais para que apliquem as vacinas no final de semana e também durante o período noturno", completou.

O 21º lote é composto por 26.400 doses da vacina da Coronavac e 24.500 doses da vacina da AstraZeneca. Com a chegada do novo carregamento, Mato Grosso do Sul somará 1.044.320 de doses recebidas do imunizante.

Nesta terça-feira, o Ministério havia enviado pauta de distribuição informando 27.000 doses de Coronavac para Mato Grosso do Sul, entretanto, nesta quarta-feira, o Ministério revisou a quantidade e reduziu 600 doses da quantidade a ser enviada para o Estado.

As doses de Coronavac serão destinadas para as pessoas que aguardam a segunda aplicação do imunizante. A nova remessa de AstraZeneca é destinada para segunda dose e também para continuidade da aplicação da primeira dose dos grupos prioritários.

Em relação a gestantes e puérperas, o Ministério da Saúde ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com os imunizantes do Butantan ou da Pfizer/BioNTech.

A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a Covid-19.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 872.075 pessoas, sendo 631.079 com a primeira dose e 240.996 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 22,46% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante.

Airton Raes, SES

Foto: Arquivo

Fonte: Governo MS