23 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

#LUTO

Militar que lutou contra os nazistas na Itália, morre aos 95 em Campo Grande

Natural de Coxim, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial vivia com a família na Capital de MS

A- A+

O veterano de guerra, Isidoro Teodoro da Silva, morreu nesta 5ª-feira (15.out.2020) em Campo Grande aos 95 anos de idade. Silva esteve na 2ª-Guerra Mundial, compondo a Força Expedicionária Brasileira (FEB). A família não divulgou o que teria levado ele a morte, porém ressaltou não tratar-se de Covid-19. A informação é do G1.

Nasceu em Coxim, ainda quando MS era MT, em 2 de janeiro de 1925. Silva lutou contra os nazistas na Itália, entre 8 de fevereiro de 1945 a 17 de setembro do mesmo ano.

Pela atuação, recebeu condecorações como a Medalha de Campanha da FEB, Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (AL-MS), Medalha da Vitória, do Ministério da Defesa - MD e Medalha Cruz Europeia, da Federação Italiana dos Combatentes Aliados – FIDCA.

Em 1988, após a promulgação da Constituição Federal, foi formalmente considerado “ex-combatente” da 2ª Guerra Mundial, passando a receber a Pensão Especial de Ex-combatente, equivalente ao posto de 2º Tenente das Forças Armadas.

Desde então, Silva vivia com a família, na Capital.

O velório ocorre nesta manhã (16.out.2020) na Pax Pro Vida, na Avenida Bandeirantes, bairro Amambaí. O sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.

*Com G1