24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Marun

Ministro Carlos Marun visita o Sisfron na próxima sexta

A- A+

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, visita a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, na sexta-feira (7/12). O anúncio foi feito pela assessoria de comunicação nesta terça-feira (04).

A agenda está confirmada para às 15h, conforme a divulgação.

O Dourados News foi informado pela Brigada que a visita terá como foco o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras).

O ministro será recebido pelo general de Brigada Lourenço William da Silva e visitará o Centro de Operações e de acordo com a assessoria, depois disso deve conceder entrevista à imprensa.

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação do ministro que confirmou a agenda no município.

SISFRON

O Sisfron iniciou em 2014 o projeto piloto em Dourados tendo em vista monitorar toda a área de fronteira do país.

Central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerencia possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.

O investimento previsto era de R$ 12 bilhões e deveria estar implantado em sua totalidade até 2022, porém, com o contingenciamento de gastos do governo, os repasses caíram e o projeto não teve continuidade em outras regiões.

Sobre novo prazo para implantação do projeto, no dia 22 passado, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna,  visitou a Brigada e disse que a previsão agora é de finalizar a aplicação da tecnologia em 2035 devido ao contingenciamento de recursos por parte do governo federal.

Ele ainda afirmou durante a visita que o Sisfron “é um projeto sem volta”, com afirmação ainda sobre estar mantendo contato com o futuro titular da pasta general Fernando Azevedo e Silva e o atualizando sobre o Sistema.

Editada às 16h39 para alteração de informação