19 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

MAIO ROXO

Monumentos pelo país ficam lilás para conscientizar sobre Doenças Inflamatórias Intestinais

Sem cura, as DII's podem ser controladas com tratamento adequado assim que os pacientes são diagnosticados

A- A+

Meses ganham cores em capanhas para conscientizar a população sobre diversos temas e, em maio, o roxo alerta para as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que não tem cura mas possuem tratamentos que diminuem os sintomas. 

As Doenças Inflamatórias Intestinais são comuns por levaram à inflamação do tubo digestivo sem uma causa conhecida. Como explica a presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Dra. Sthela Murad Regadas, as DII atingem principalmente jovens, entre 20 e 40 anos. Elas podem afetar crianças, sendo que 20 a 30% iniciam com os sintomas antes dos 18 anos.

"Quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores as chances de o paciente conseguir o controle da doença por meio do tratamento adequado e com menos impacto nas suas atividades diárias”, aponta a especialista Sthela Murad. 

Segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), o dia 19 de maio foi instituído como o Dia Mundial da DII (World IBD Day, em inglês) e, para atrair os olhos à essa causa, vários locais do Brasil serão iluminados de roxo, como o estádio Beira Rio, em Porto Alegre e a Catedral Metropolitana de Maringá, no Paraná. 

Além desses pontos, o Cristo Luz, em Santa Catarina, será iluminado na cor Lilás dia 19 de maio, das 18h00 as 19h00 e das 23h00 até as 06 da manhã de 20/05. Também o Senado Federal, em Brasília, ficará iluminado de roxo nos dias 15, 16 e 17 de Maio

Dr. Augusto Motta Neiva é coloproctologista da Unimed Campo Grande, ele salienta a importância da data para que um diagnóstico correto de DII seja feito o mais rápido possível. 

“Apesar das Doenças Inflamatórias Intestinais serem relativamente comuns e terem sua incidência crescente no Brasil, por não serem tão conhecidas pela população geral e por apresentarem sintomas comuns à outras doenças, podem passar despercebidas, levando ao diagnóstico tardio, que acarreta maior sofrimento ao paciente e maior risco de sequelas”, diz o médico. 

Como forma de desmistificar as DII, o Dr. ainda explica o que é, quais são os tratamentos, faixa etária mais atingida pelas doenças, diagnóstico, sintomas mais comuns e tratamento. 

PRINCIPAIS DOENÇAS

  • Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) – caracterizada por acometer o intestino grosso (cólon e reto), apresenta-se de forma contínua, sem pular segmentos e afetar apenas as camadas mais superficiais do intestino (mucosa e submucosa). 
  • Doença de Crohn (DC) – caracterizada por afetar qualquer local do tubo digestivo, da boca ao ânus, podendo apresentar-se de forma descontínua com segmentos de intestino normal entre segmentos doentes e acometer toda a espessura da parede intestinal.  

 Outras doenças mais raras   

- Colite Inespecífica  

- Colite Linfocítica 

- Colite Colagênica 

FATORES ETIOLÓGICOS

Fatores genéticos, imunológicos, ambientais, alimentares, microbiota intestinal (bactérias que vivem no intestino) e tabagismo, que é considerado fator de piora para pacientes com Doença de Crohn, pode resultar em uma resposta inflamatória “exagerada” do intestino.

SINTOMAS

  • - Diarreia  
  • - Sangramento retal   
  • - Dor abdominal  
  • - Urgência evacuatória  
  • - Febre  
  • - Perda de apetite  
  • - Fadiga / Cansaço  
  • - Perda de peso  
  • - Déficit de crescimento na criança  
  • - Podem ainda ocorrer sintomas extra-intestinais, como: olhos vermelhos, manchas na pele, dores articulares, alterações no fígado, dentre outros.  

Um diagnóstico preciso envolve a consulta médica, exame físico criterioso e exames complementares, como por exemplo, exames de sangue, raio x, tomografia, dentre outros. 

TRATAMENTO

Ainda não há cura para DII's, mas, com os vários tratamentos existentes, é possível minimizar os sintomas, melhorando a qualidade de vida, inclusive chegando à remissão clínica sustentada, que é ficar sem sintomas por um bom período de tempo.  Também  não há uma forma de prevenir estas doenças. Mas o diagnóstico precoce, o acompanhamento médico periódico e o uso regular das medicações são fundamentais para diminuir o risco de complicações, minimizando o impacto na qualidade de vida. 

Recomenda-se uma dieta saudável, sem excessos, buscando evitar aquilo que sabidamente agrava os sintomas. Por exemplo, pacientes com diarreia e dor abdominal devem evitar fibras, frituras e alimentos gordurosos, que podem soltar o intestino. O uso de bebida alcoólica deve ser evitado. Parar de fumar é fundamental, principalmente para os pacientes com Doença de Crohn.