19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

#LUTO

Morre aos 89 anos, Antunes Filho, um dos grandes nomes do teatro brasileiro

Diretor lutava contra câncer no pulmão

A- A+

A classe artística amanheceu entristecida esta sexta-feira (03), com o anúncio na morte do diretor Antunes Filho, aos 89 anos, que morreu noite de ontem, quinta-feira (02). Filho estava internado no Hospital Sírio-Libanês e havia descoberto recentemente estar com câncer de pulmão em estágio avançado.

Considerado um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, Filho abandonou a faculdade de Direito na juventude para estudar artes dramáticas. 

Se consagrou com um dos maiores diretores do país, com o nome fortemente ligado à renovação estética, política e cênica do teatro brasileiro surgido nos anos 1960 e 1970, sobretudo com a peça Macunaíma (1978), montagem que tornou-se referência para a geração dos anos 80 e percorreu mais de 20 países.

O velório, aberto ao público, começou às 8h de hoje no Teatro Sesc Anchieta, na região central de São Paulo. Um dos grandes nomes direção de novelas no país, Walcyr Carrasco, lamentou a morte do colega. "O teatro brasileiro de luto! Sem dúvida, um dia triste para o mundo das artes. Hoje quem nos deixou foi Antunes Filho, um dos maiores diretores teatrais do Brasil. Meu abraço e meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz!"