29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Ueze Zahran

Morre o empresário Ueze Zahran, fundador da TV Morena

Ele faleceu aos 94 anos, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira (27)

A- A+

O empresário Ueze Elias Zahran, de 94 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (27), em São Paulo.

O fundador do grupo Zahran tinha 94 anos. Nasceu em 15 de agosto de 1924, em Bela Vista (MS). Filho de imigrantes libaneses, dona Laila e seu Elias Zahran, era o segundo de seis irmãos. Ueze Zahran deixa a esposa, quatro filhos, dois irmãos, netos, bisnetos e sobrinhos.

Todas as informações sobre esse dia que marca o fechamento de um ciclo inestimável à família e ao grupo Zahran, você acompanha no G1, e nos telejornais da TV Morena e TV Centro América.

Uma história de pioneirismo

O empresário conhecido mundialmente pelo empreendedorismo e olhar atento sobre as oportunidades, era filho de imigrantes libaneses. O pai, Elias, e a mãe, Laila Zahran vieram para o Brasil, no início do século XX, em busca de um lugar com oportunidades para formar família. Ele era o 2° de 6 irmãos: Eduardo, Ueze, Jorge, João, Nagib e a única irmã, Jeannette.

No início, o sustento da família vinha do comércio: primeiro, um bar, seguido de uma padaria e depois uma torrefação de café. Logo, Ueze estava à frente dos negócios. Queria dar uma vida melhor para a mãe e os irmãos. Aventurou-se na venda de farinha, que ia buscar em São Paulo. Aos 21 anos, já exportava café para a Argentina.

 
Ueze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos. — Foto: TV Morena/ReproduçãoUeze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos. — Foto: TV Morena/Reprodução

Ueze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos. — Foto: TV Morena/Reprodução.

No início da segunda metade dos anos 50, Ueze casou-se com dona Lucila, com quem teve 3 filhas: Márcia, Ana Karla e Simone, além de 6 netos e 3 bisnetos.

O primeiro grande negócio da família Zahran veio após o casamento, quando Ueze tinha 31 anos: uma distribuidora de gás. A Copagaz nasceu em 1955, quando ele conseguiu autorização do Conselho Nacional de Petróleo, passou a encher os tanques de gás, em São Paulo, e mandar por ferrovia para o antigo Mato Grosso. Seis anos mais tarde, em 1961, o empresário expandiu a engarrafadora para a capital paulista. A Copagaz se tornaria, 60 anos depois, a 5° maior distribuidora de GLP do país.

 
Ueze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil. — Foto: TV Morena/ReproduçãoUeze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil. — Foto: TV Morena/Reprodução

Ueze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil. — Foto: TV Morena/Reprodução

Chama azul e Jovem Guarda

Ueze Zahran também era um homem de muitas histórias. A que ele mais gostava de contar era de como presenteou a mãe com um fogão a gás, em uma época em que a maioria das casas do centro-oeste ainda tinha fogões a lenha:

“Ela ria, quando viu aquela chama azul embaixo da panela! Eu imaginei tantas mães felizes, vendo aquela chama azul embaixo da panela”, contou em entrevista à TV Morena.

O amor por dona Laila foi o fio condutor de uma trajetória de luta e sucesso. No natal de 1965, Ueze Zahran, junto com seus irmãos, inaugurou a TV Morena, 1° emissora do antigo Mato Grosso. Dois anos depois, inaugurou a TV Centro América.

“Eu trabalhava dia e noite, meu descanso era a jovem guarda. Eu achava aquilo tão bonito, que não podia ficar restrito às grandes cidades somente. Eu achava que meu povo do estado de Mato Grosso tinha o direito de ver aquela beleza, da jovem guarda, Roberto Carlos e a turma dele”, declarou.

Hoje, junto com outras 5 emissoras, rádios e sites, a Rede Mato-Grossense de Comunicação é uma das maiores empresas do setor no país.