28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Negociações

Movimentos sociais em defesa da reforma agrária ocupam sede do Incra

A- A+

Um grupo de 500 pessoas vinculadas aos movimentos sociais Fetagri, ULT, MSTB, Liga camponesa, ComLutas, CUT, MST, MCLRA, CTB e do Novo, ocupam a sede do Incra na manhã desta terça-feira (13) para reivindicar celeridade na retomada do processo de reforma agrária no estado.

A pauta a ser  apresentada ao superintendente do Incra, Humberto Maciel contempla os seguintes tópicos, eles pedem desbloqueio  do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), bloqueado a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU).

Quando bloqueado o Sipra, os assentados ficam impedidos de terem acesso a créditos, emissão de DAP (Declaração de aptidão ao Pronaf), venda de produtos ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), Habitação Rural e outras políticas públicas.

Segundo os ocupantes impede também o cadastramento de novas famílias ao programa nacional de reforma agrária.

Outro pedido segundos os movimentos é o retorno da vistoria imediata de áreas indicadas pelos movimentos sociais de trabalhadores sem terra. Eles reivindicam a extinção da Lista Única, pedem cadastramento das famílias de trabalhadores rurais que se encontram acampadas e ainda não foram cadastradas e mais outras quatros solicitações que devem ser avaliadas pelas instituições competentes. (Com assessoria).