20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

GERAL

MS começa a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Prefeituras já podem iniciar a vacinação nesta sexta-feira (13.ago)

A- A+

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou nesta sexta-feira (13.ago.21) o início da vacinação contra Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, sem comorbidades, utilizando as doses da vacina da Pfizer.

De acordo com o secretário, os municípios devem começar pelos que tenham 17 anos.  

Geraldo Resende voltou a dizer que MS se aproxima da imunização de 100% da população. "Seremos o primeiro Estado do País a iniciar a vacinação de adolescentes e isso é bom. Já tem Capitais que iniciaram a vacinação, mas seremos o primeiro Estado a fazer isso em todos os municípios", afirmou.

As prefeituras já podem iniciar a vacinação de adolescentes a partir das doses da vacina da Pfizer que chegam na noite desta sexta-feira e serão distribuídas aos municípios a partir deste sábado (14.ago). Os municípios devem aplicar a primeira dose (D1).

"Como é uma quantidade pequena, os municípios devem começar vacinando os adolescentes com 17 anos incompletos e ao longo que mais doses forem chegando, poderemos ir decrescendo na idade até os 12 anos", explicou Resende.  

SALDO

Mato Grosso do Sul já vacinou 7.273 adolescentes com comorbidades graves contra Covid-19. Em 18 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a vacinação de adolescentes com comorbidades graves utilizando a vacina da Pfizer em Mato Grosso do Sul, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais, incluindo na bula da vacina a nova faixa etária.

A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa.

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou a população no País. Aqui, 86.75% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 49.85% foram imunizados com a segunda dose. Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.611.174 doses, sendo 1.573.427 com a primeira dose, 805.244 com a segunda dose e 232.503 com dose única.

Airton Raes, SES
Foto: Renan Viana / Fotos Públicas