25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

PESQUISA

MS garante bolsas de mestrado; doutorado e pós para 2021

Resultado de 100% no CAPES contempla ao todo 82 trabalhos para o fomento do desenvolvimento científico

A- A+

Março de 2021 é a data prevista para implantação de 40 bolsas de mestrado; 30 de doutorado e 12 de pós-doutorado, resultadas do 100% de aproveitamento de Mato Grosso do Sul no edital CAPES, que apoia programas de pós-graduação emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos Estados.

Segundo informações do portal "ms.gov", as bolsas de mestrado, doutorado e pós, têm bolsas nos valores de 1.500; 2.220 e 4.400 reais. Definidas por representantes do Governo do Estado e de todas as universidades e institutos de pesquisa de MS, as pesquisas e temas seguem os seguintes diretrizes: 1)  Biotecnologia e bioeconomia como oportunidade de desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso do Sul;  2) MS em busca do desenvolvimento sustentável;  3) Gerenciamento da inovação: produtos e processos como oportunidade de desenvolvimento da ciência e tecnologia; 4) Segurança pública e fronteiras: grandes desafios para Mato Grosso do Sul.

Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect destacou o trabalho conjunto das universidades e institutos, para alinhamento com o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado. Já o presidente do Conselho Superior da Fundect, e secretário-adjunto da SEMAGRO, Ricardo Senna, destaca a importância do planejamento conjunto para o avanço da ciência e pesquisa. 

"Tenho certeza que este será mais um grande avanço na nossa política de desenvolvimento científico, reforçando o papel que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação têm na promoção do desenvolvimento do Estado na direção da economia 4.0”, finaliza o presidente do Conselho", finaliza