24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

PANDEMIA

MS tem 18 mortes por covid-19 em 2 dias; já são 107 óbitos

Estado registra 9.388 infectados confirmados, 326 novos nesta 6ª-feira

A- A+

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta 6ª-feira (3.julho) que em apenas 2 dias de julho, já são 18 mortes registradas pela Covis-19 em Mato Grosso do Sul. O número de óbitos sobe para 107 no Estado. Dos 79 municípios 71 já registram infectados pelo vírus segundo a SES. “Estamos investigando mais 5 óbitos que serão apresentados amanhã”, disse o Secretário de Saúde, Geraldo Resende na leitura do boletim nesta manhã. Estado tem 9.388 infectados confirmados, 326 novos nesta 6ª-feira.   

Segundo a Secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone. “Estou em luto de ter que anunciar 16 óbitos provocados pela Covis-19”. A secretária também voltou a pedir colaboração da população para que fiquem em casa. “É impossível vencer essa pandemia sem medida restritivas mais eficazes. Toques de recolher mais cedo, precisamos, não sou quem está falando, mas sim a ciência”, alertou Maymonne. Ela disse que autoridades políticas precisam tomar atitudes mais rígidas, alertando que caso não haja colaboração e medidas rígidas, logo serão números de óbitos altos “Está na hora de todos nós tomarmos a nossa atitude. Tanto as lideranças políticas, as autoridades sanitárias, em conjunto com os prefeitos e a sociedade. Se não estaremos aqui amanhã falando em escala geométrica: ‘32, 64, 108 óbitos’! Porque a ciência nos mostra que a curva ascendente assim que funciona”, alertou a secretária da SES de MS. 

A grande preocupação tanto da SES é quanto ao rompimento do isolamento social. Os gestores voltaram a pedir nesta manhã a colaboração da população para o cumprimento do isolamento. Já são aproximadamente 5 meses da presença da doença em MS. O secretário Geraldo Resende criticou a politização da doença e criticou políticos que indicaram remédios à população, mesmo sabendo que a doença não possui ainda cura. Resende salientou que é formado em medicina e ele sim tem propriedade sobre o tema. E a única solução eficaz que a ciência atesta é o isolamento socila.  

Abaixo o quadro da situação da doença em MS nesta 6ª-feira:  

Veja a leitura dp boletim epidemiológico da SES divulgado nesta 6ª-feira (3.julho), Mato Grosso do Sul: