19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Geral

MS volta a liderar o ranking nacional de vacinação contra Covid-19

A- A+

Com logística e organização eficiente, Mato Grosso do Sul volta a liderar o ranking de vacinação contra Covid-19 em todo Brasil, com maior percentual por população vacinada. O levantamento é feito pelo Consórcio de veículos de imprensa, que leva em conta os dados das secretarias estaduais de saúde.

Segundo os dados do "Vacinômetro" de Mato Grosso do Sul, o Estado já vacinou 21,80% da população com a primeira dose, o que representa 612.357 pessoas.  Já a segunda dose dos imunizantes foi aplicada em 8,24% (231.458).  

Desde o começo da imunização no Brasil, o Estado manteve desempenho excelente na vacinação contra a Covid-19, sempre estando nas primeiras colocações no índice de imunização e liderando por semanas o ranking nacional. Neste momento aparece na primeira colocação, seguido por Rio Grande do Sul (21,58%), São Paulo (18,65%), Espírito Santo (18,27%) e Bahia (18,12%).  Esta atualização é feita diariamente ao final do dia.

Para adiantar e contribuir com a imunização, o Governo do Estado tem adotado uma logística eficaz e célere na distribuição dos imunizantes, que ao chegar em solo sul-mato-grossense são distribuídos aos 79 municípios em menos de 24 horas, permitindo que os municípios já deem continuidade a vacinação.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destaca o trabalho qualificado tanto na distribuição como na vacinação da população do Estado, que segundo ele, é fruto da parceria da SES (Secretaria Estadual de Saúde) com as secretarias municipais e prefeitos, neste trabalho em conjunto para imunização.

Distribuição de vacinas para os municípios (Foto: Edemir Rodrigues)

Vacinação 

 Em Mato Grosso do Sul a população já teve acesso a doses das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). Com a nova remessa de imunizantes, o Estado já soma 993.420 doses recebidas dos imunizantes.

O primeiro lote chegou ao Estado em 18 de janeiro, com 158,7 mil doses da Coronavac. Ainda naquele mês chegaram mais dois lotes, que somados ultrapassaram 42 mil doses. Foram mais dois (lotes) em fevereiro e cinco em março. No mês passado (abril) foram cinco envios de imunizantes ao Estado.

Já em maio já foram mais quatro lotes de vacinas e nesta segunda-feira (10) chega ao quinto, sendo o 20° desde o início da imunização. A vacinação no Estado ocorre além das unidades de saúde, nos drive-thrus abertos pelos municípios.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto do destaque: Chico Ribeiro - Arquivo

Fonte: Governo MS