19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Maus-tratos

Mulher é multado por maus-tratos a cachorros e manter aves em cativeiro

Um dos cachorros estava morto e os demais debilitados

A- A+

Mulher de 52 anos foi autuada e multada em R$ 3 mil por maus-tratos a quatro cachorros e por criar aves silvestres ilegalmente em cativeiro, na região central de Batayporã, na manhã de hoje (17).

Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu denúncias contra a mulher e equipe foi até o local fazer a averiguação. Na casa, foi constatado que ela tinha quatro cachorros, estando um deles morto há pouco tempo e os demais debilitados e infestados de carrapatos. 

Sobre o animal que estava morto, mulher disse que ele teria sido atropelado e alegou que não tinha condições de levá-lo para atendimento veterinário, deixando-o no quintal. Ele também estava com vários carrapatos.

Aves eram mantidas em cativeiro (Foto: Divulgação / PMA)

Além dos cães, também foram encontradas duas aves da espécie conhecida como maritaca, que eram mantidas dentro de uma gaiola, sem autorização ambiental. As aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. 

Já os cachorros, o que estava morto foi levado ao aterro sanitário para destinação correta, enquanto os três vivos foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Nova Andradina.

Além de ser multada e autuada administrativamente, a infratora responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, e por manter aves silvestres em cativeiro, com pena que varia de seis meses a um ano.