24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Empresários de MS

“Não podemos nos fazer de vítima”, alerta Luiza Helena Trajano

Presidente do Conselho Administrativo da rede Magazine Luiza palestra durante 1º Fórum SuperAção

A- A+

Uma palestra cheia de motivação, dinâmica e divertida. Assim podemos descrever a palestra de Luiza Helena Trajano, empresária, empreendedora e presidente do Conselho Administrativo da rede Magazine Luiza, na 1ª edição do Fórum SuperAção no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Entre suas diversas mensagens aos participantes, Luiza afirmou que “não podemos nos fazer de vítima” quando o assunto é a crise e enfrentar os desafios para crescer. “Estou aqui para dizer que o momento é difícil mas não adianta lamentar temos que partir pra cima”, declarou.

Surpreendendo a todos, Luiza entrou pelo mesmo acesso dos participantes dando o tom de dinamismo que iria vir com a palestra. A empreendedora começou falando sobre dados econômicos e entrou em seguida na questão da sobrevivência das empresas perante a crise, com dicas valiosas aos presentes.

Em entrevista à CDL, Luiza declarou que a classe precisa e dever lutar com criatividade para superar os desafios. “Com a crise, temos o lado salgado, azedo e o lado doce. Temos que ser agridoce. Neste momento de tanta dificuldade o empresário tem que ter medidas, estratégias de pegar bons pontos, fazer bons negócios, ser articulado. Esse é o grande desafio. Você nunca tem sucesso, você fica bem. Tem que trabalhar com suor, com paixão pelo que faz e saber que na vida não ganha de todos os lados”.

Luiza tocou em temas importantes aos lojistas como o de pensar a longo prazo. “Toda empresa ter que ter uma proposta e deixar um legado. Deixar uma história”. Um ponto forte da palestra também foi o exemplo do atendimento diferenciado e de o empresário identificar quando há problemas em seu negócio resolvê-los de maneira rápida e eficiente. Para isso, Luiza lembrou aos empresários a importância da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no apoio ao setor.

A empreendedora contou boa parte de sua experiência de vida e recheou a palestra com vários momentos engraçados como o “Duelo de Curtidas” em que funcionários do Magazine Luiza estão postando pequenos vídeos divertidos para atrair mais seguidores e que são premiados os mais curtidos e compartilhados (e claro que resultem em vendas), revelou a empresária, arrancando risos dos participantes. Luiza deu um verdadeiro “gás” para quem esteve no evento. Ao final, Luiza atendeu a vários fãs que puderam tirar suas fotos e “selfies” com ela, que comemorou que será homenageada pelo aplicativo Instagram como uma das mulheres mais seguidas.

“A palestra de Luiza Helena teve excelente repercussão e avaliação para os que tiveram oportunidade de participar. Uma palestra atual, motivadora, trazendo para os empresários sugestões de como enfrentar o momento especial pelo qual estamos passando. Demonstrou muito conhecimento e vivência de como trabalhar o varejo. Estimulou o público a não se deixar abater pela atual crise. Trabalhar e se reinventar é a saída para as objeções dos consumidores para o consumo. A sua sugestão principal aos empresários é que respondamos as perguntas chaves para esse momento, bem como estimular que nossos colaboradores respondam também, quais sejam: as 5 coisas que faço e não deveria fazer, as 5 coisas que não faço e deveria fazer e as coisas que faço e deveria continuar fazendo”, comemorou o presidente da CDL/CG, Hermas Renan Rodrigues.

Para Carolina Pimenta, dona da loja de confecção feminina Carol Pimenta, o 1º Fórum SuperAção foi muito importante para seu negócio. “Uma palestra muito motivacional, que temos que tirar o S da palavra crise e virar crie. Quer Ser feliz ou ter razão? Não podemos desanimar. A crise é uma tempestade somente. E nos tempos difíceis, nós temos que reduzir gastos e focar mais ainda nos clientes e nas vendas, tendo um diferencial em atender cada vez melhor”.

Para a empresária e sócio-proprietária da Suprimac, Leila Kemp, a palestra de Luiza foi de extrema importância, inclusive para seus filhos que também trabalham na empresa. “Muito das coisas que ela falou eu me identifiquei. Nós estamos passando por momentos difíceis em nossa empresa, mas estamos firmes diante da crise e encontrando soluções. O carinho e o amor da Luiza na palestra me motivou ainda mais a lutar pela minha empresa que tem 30 anos de mercado e vai superar essa crise, além de acreditar nas pessoas que estão comigo”, finalizou.

O 1º Fórum SuperAção é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG), Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS) e TV Morena. O evento contou com apoio da Federação das Associações Comerciais e Industriais (Faems), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A organização é da Escola de Vendedores e produção da Target.