MS Notícias

sbado, 30 de maio de 2020

NESTE SÁBADO

"Nem rosa e nem azul, nossa luta é colorida", é tema da 7ª Parada LGBT+ em MS

Acontece no sábado (29) em Dourados

Por: TERO QUEIROZ27/06/2019 às 10:24
ComentarCompartilhar
Foto: Yumi Fotografias

Com o tema "Nem rosa e nem azul, nossa luta é colorida", será realizada neste sábado, dia 29, a 7ª Parada LGBT+ de Dourados. A organização é do Coletivo da Parada e da AGLTD - Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros – do município. Segundo informações, são esperadas três mil pessoas, da cidade e da região.

O tema da parada de 2019, de acordo com a organização, é uma resposta para momento político atual do país em que o Presidente da República, ministros de estado e outras figuras públicas se declaram abertamente “preconceituosas e intolerantes”. Outro agravante seria a postura do Governo Federal, com os retrocessos nos espaços de construção de políticas públicos para a população LGBT e os Direitos Humanos.

A parada tem o intuito de celebrar a luta da comunidade e do movimento LGBT por respeito, reconhecimento, liberdade e direitos, assim como de denunciar as violências e a exclusão que essa população sofre. Ela acontece logo após o Supremo Tribunal Federal decidir que homofobia e transfobia é crime de racismo no Brasil. “Neste momento em que o discurso de ódio, a violência e o preconceito ganham fôlego, temos a histórica decisão reconhecendo a omissão do Estado brasileiro em relação às violências sofridas pela população LGBT”, diz o texto na página oficial do evento.

Todo esse contexto, para o coletivo, reforça o fato de o Brasil ser um dos países mais perigosos para pessoas LGBTs no mundo, sendo que Mato Grosso do Sul, infelizmente, também se destaca nesse quesito. O Estado está na oitava posição do índice de assassinatos de LGBT+ no país, segundo números do Grupo Gay da Bahia (GGB). Os dados apontam que a cada 20 horas um LGBT é morto ou comete suicídio no país. A maioria das mortes é de pessoas entre 18 a 25 anos.

 Em recente Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, marcando o Dia Mundial contra a LGBTfobia – 17 de maio – foram apresentadas políticas públicas voltadas a população, como a formalização da Coordenadoria e do Conselho Municipal, além da inclusão da Parada LGBT no calendário oficial do município. 

É também em 2019 que se comemora os 50 anos de um marco político para o movimento LGBT e que foi um impulsionador das paradas: a Revolta de Stonewall, em Nova York no ano de 1969. Na época, Leis proibiam o encorajamento a relações homossexuais, assim como era usada forte violência policial para evitar que pessoas LGBT frequentassem locais públicos e comércios. Num desses episódios de violência, LGBTs resolveram revidar a truculência policial no bar Stonewall e a ação de resistência foi forte o suficiente para se tornar um símbolo do movimento LGBT.

Na página do facebook, está o seguinte recado: “diante de todo o contexto político, das ameaças, dos retrocessos e também dos poucos avanços, a Parada serve para relembrar a luta daquelas pessoas que resistiram antes de nós, para celebrar o amor e a diversidade, para reafirmar nossa existência e para deixar o recado: não aceitaremos voltar para o armário! Nossa luta contra as opressões, contra o machismo, o racismo e a homofobia segue firme e potente”.

O evento acontecerá na praça Antonio João. Na programação, das 9 h às 14 h, serão realizados atendimentos do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e das 14 h às 22 h, as apresentações artísticas (shows, Djs, Performances de Drags e outros), além de uma caminhada pelo centro da cidade. A Festa Oficial Após a Parada será na HOT PUB.

Como parceria e apoio, a atividade conta com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul e a Hot Pub.

COMÉRCIO DE ALIMENTOS NA PARADA

Se você gostaria de comercializar alimentos na Parada, entre em contato com a organização do evento para se cadastrar como vendedor (food trucks, ambulantes e outros). Lembrando que haverá fiscalização das vendas. Entre em contato pelo telefone: 67 996 973 763.

Mais informações no facebook: @paradadedourados. 

ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Rafa Spears, DJ Gabys; Lauanda Dumor; Miss Violence; DJ Becky; Deh Leão; Agatha Suan; Patativa Flower; DJ Wex; DJ Pac; Kitana shiva ; Deh Leão e Bailarinos; Sofia Ariel; Alex; DJ Julim Benatti; Milita Funk; DJ Emma Genty; Paolla e DJ Diego Heichart. 

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma