18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

SECA

Nível do rio Paraguai atinge marca 'zero' em régua do porto

A- A+

Nesta quarta-feira (30) nível do rio Paraguai, um dos principais do Pantanal em Mato Grosso do Sul atingiu a marca zero na régua de medição instalada no porto de Ladário, na região oeste do estado.

Conforme o G1 MS, a bacia do rio Paraguai, enfrenta um período de seca severa. A estiagem mudou completamente o cenário na região. Próximo a Ladário e Corumbá, o rio está tomado por bancos de areia.

Segundo a Marinha, o nível do rio tem baixado em média 2 centímetros por dia. Nesta terça-feira, quando a régua em Ladário marcava 1 centímetro, o nível estava 41 centímetros abaixo do que foi registrado no mesmo período de 2019.

O capitão tenente Rei Santos Araújo, explica, entretanto, que o fato de o nível do rio ter atingido a marca zero na régua não significa que essa seja a altura da água em todo o curso de água.

“A régua está posicionada próximo a margem, não é o meio do rio. No meio do rio ainda temos profundidade acima dos três metros. O zero da régua não identifica a altura zero do rio. A régua serve para fazer o monitoramento do rio, para informar ao navegante quais são as condições que ele deve navegar para fazer uma navegação com segurança”, detalhou.


O mais recente boletim de monitoramento da bacia do rio Paraguai, divulgado na sexta-feira (25), pelo pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), projeta que até sexta-feira o nível da régua em no porto de Ladário atinja a marca negativa de -11 e no dia 23 de outubro chegue a -62.

CPRM vem ao longo de vários boletins apontando que a sequência de alguns anos com chuvas abaixo da média na região combinada com uma seca extrema, com a que vem sendo registrada em 2020, explica os níveis reduzidos nos rios da bacia.

Conforma o órgão, dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apontam que a seca de 2020 é mais severa dos 22 anos de monitoramento do índice de precipitação na bacia e no bioma.

*Informações do G1 MS