25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

CODESUL

Azambuja propõe unificação de atas de preços de insumos

Governador Reinaldo citou ainda um possível mutirão pós pandemia para reduzir fila de cirurgias eletivas represadas

A- A+

No encontro dos governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Reinaldo Azambuja sugeriu, nesta terça-feira (15), uma ata nacional de registros de preços, pelo Ministério da Saúde, para compra de insumos e equipamentos e uma pactuação nacional para reduzir a fila de cirurgias eletivas represadas após a pandemia de Covid-19. Ele participou do evento no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul.

"Acho que o Codesul tem um papel. O que podemos sugerir? Falei com o ministro Marcelo Queiroga esses dias. Está muito difícil essa questão dos insumos, principalmente kit intubação. Propor uma ata nacional, de registro de preços pelo Ministério, orquestrada e organizada, que possa ter a aderência de todos os estados brasileiros com os insumos básicos do kit intubação e outros insumos que são usados. Os laboratórios se aproveitam desse momento, pressionando estados e municípios e pressionando valores das compras. Se o Ministério unificasse atas de registros de preços nacionalmente facilitaria muito a tomada de decisão na compra de insumos, equipamentos, EPIs e tantas outras coisas", explicou Reinaldo Azambuja.

Ainda conforme o governador, Mato Grosso do Sul está vivendo a quarta onda da pandemia. Ele lembrou dos programas criados no Estado desde janeiro do ano passado, quando foi implantado o Centro de Operações de Emergências (COE-MS); da ajuda humanitária oferecida no início da pandemia e agora retribuída com pacientes transferidos para Rondônia e São Paulo; e defendeu a necessidade de ampliar a vacinação contra a Covid-19.

Reinaldo Azambuja elogiou ainda a escolha da diretora do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Rosana Leite de Melo, para uma secretaria específica no Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia.

"O ministro Marcelo Queiroga nos pediu para cedermos a nossa diretora do maior hospital de referência de Covid lá em Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional. Na sexta-feira, nós autorizamos. Ela vai ser agora a nova chefe da Secretaria Especial de Covid. É uma pessoa muito equilibrada, que acredita no SUS, que o sistema de saúde tem que ter uma plataforma unificada dos estados. Eu disse a ela: vai com Deus e espero que você consiga implementar medidas de regramento e de procedimentos a nível nacional", destacou.

O governador Reinaldo Azambuja participou ainda da comemoração dos 60 anos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que é a principal referência no fomento de caráter público de produtores rurais e empresas da Região Sul.

"Para o desenvolvimento regional, o BRDE é importante pelos financiamentos, oportunidades e investimentos para os estados da região Sul e Mato Grosso do Sul.  Coincidentemente, antes de vir para cá fui para Chapecó, para uma reunião com a Aurora e 10 cooperativas e ouvi testemunho de todas ali dizendo: agradeça ao BRDE, somos o que somos graças ao banco", contou.

O BRDE é uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul. Mato Grosso do Sul não é acionista do banco, mas no Estado ele opera com recursos do FCO (projetos de até R$ 10 milhões) e do FDCO (a partir de R$ 30 milhões).

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Itamar Aguiar, do Governo do RS

Fonte: Governo MS