25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

No início, campanha de vacinação contra Gripe é mais aderida por idosos

A- A+

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início ontem, dia 04, e em todo país são cerca de 65 mil postos. De acordo com o Ministério da Saúde estão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que representa 39,7 milhões de pessoas.

Em Campo Grande, nesse segundo dia de campanha, os que mais têm procurado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a vacinação são os idosos com mais de 60 anos. A dona de casa, Nilza Conceição Bandeira de 67 anos, procurou a UBS do bairro Universitário. “É excelente essa vacina. Todo ano venho vacinar. Depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive gripe”, disse ao MS Notícias Nilza, que contou ainda que o marido dela, que tem 64 anos, deve também vacinar e um neto de 1 ano  e 10 meses.

Outra idosa que procurou a Unidade Básica de Saúde foi a Eni Rocha de 63 anos e que é aposentada. “Todo ano venho. É muito importante essa vacina. Meu marido de 68 anos e meus dois bisnetos vão vir vacinar ainda”, contou a aposentada.

Quem deve vacinar – Todas as crianças maiores de seis meses e com menos de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, índios, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, detentos e funcionários do sistema carcerário.

 Em Campo Grande, a campanha segue até o dia 22 de maio. Neste sábado, dia 9, está programado dia ‘D’, tendo uma ampla mobilização, com postos de vacinação nas UBSs, shoppings, supermercados, Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A meta da capital é vacinar 185 mil pessoas do público-alvo.