19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

No mês da mulher, Estado oferece mamografia gratuita para sul-mato-grossenses

A- A+

Em comemoração ao mês das mulheres, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai oferecer uma série de atividades em março, desde palestras até a realização de exames gratuitos de mamografia atendidos pela Cassems.  A programação, que começa na próxima semana, será realizada na SES e é destinada às servidoras de todas as secretarias.

Na segunda-feira (7), às 10h30, a psicóloga, teóloga e especialista em qualidade de vida Giseli Olieveira de Loyola ministrará uma palestra sobre empoderamento a vítimas de abusos psicológicos, físicos ou sexuais. A conferência tratará, entre outros assuntos, sobre autoconfiança, autoestima e capacidade de adaptação ao meio, além de desenvolvimento de mecanismos de autoajuda.  Giseli é fundadora e presidente do Pro- Eva, um programa que tem como missão acolher e orientar mulheres vítimas de abusos psicológicos, físicos ou sexuais.

Durante todo mês, outras ações já estão agendadas como a realização de exames de mamografia. De acordo com a organização do evento, serão atendidas 40 mulheres acima dos 40 anos (por ordem de inscrição). Também haverá feira de artesanato, roda de conversa, programa na área técnica de alimentação e nutrição e oficina com ênfase em academia da saúde.

Programação

Dia 07/03

-10h30- Palestra com a psicóloga Giseli Oliveira do Programa Pro Eva;

Dia 09/3

8h às 17h- Programa na área técnica de alimentação e nutrição – Projeto servidor Ali+Mente+Ação;

8h às 17h- Onibus Cassems para exames de mamografia- 40 atendimentos serão realizados para mulheres acima de 40 anos;

Dia 09 a 11/3

9h às 17h – Feirinha das funcionárias da SES (exposição e venda de seus produtos artesanais);

Dia 9/3

9h às 12h – Dia da Beleza da Mulher;

Dia 21/3

9h – Roda de conversa com o tema “O protagonismo das Mulheres” (Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres).

Palestrante Rosana Monti Henkin- historiadora com mestrado em gênero, técnica da SPPM e responsável pelo Núcleo de Enfrentamento à violência e Educação Inclusiva e não Sexista;

Dia 30 e 31/3

1° Oficina da VAN com ênfase em academia da saúde/NSF e vitamina A.