19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

TECNOLOGIA | INOVAÇÃO

O que é a transformação digital no sistema financeiro e por que é essencial para as empresas?

A- A+

Renovar-se é uma meta que muitos gestores de empresas do ramo financeiro têm para evitar ficar para trás em um mercado que cada vez recorre à transformação digital como estratégia para chegar até mais consumidores.

Neste cenário, a transformação digital de negócios se torna uma necessidade e prioridade para as companhias que desejam escalar no mercado. Por isso, se você ainda não considera este ponto como parte de sua estratégia empresarial, a seguir te contamos o que implica e por que é importante.

O QUE SE ENTENDE COMO “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”?

Falando do mercado bancário e financeiro, entendemos por transformação digital todos os processos nos quais uma empresa recorre à tecnologia em gestão financeira, transformando a maneira como funcionam e operam seus produtos. Sua finalidade é melhorar os trâmites administrativos e operações comerciais, para oferecer maior valor aos clientes através de soluções modernas e tecnológicas.

A transformação como estratégia implica uma mudança de paradigma na cultura organizacional, pois é importante que as empresas questionem a maneira como se fazem certos processos, que a princípio podem não apresentar deficiências claras.

Neste sentido, a comodidade é uma das principais razões pelas quais as empresas não investem em tecnologias digitais, embora estas possam resultar muito benéficas.

POR QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EMPRESARIAL É IMPORTANTE?

Levando em consideração o que é a transformação digital, compartilharemos o porquê hoje em dia é tão fundamental que as empresas passem por esse processo.

ANÁLISE DE DADOS

Conhecer o cliente e entender seus hábitos de consumo é um dos principais desafios das empresas atualmente. No passado, era como se as empresas determinassem as formas de consumo dos usuários, mas hoje em dia é muito importante entender como os clientes se relacionam com marcas e seus respectivos produtos.

Um dos pontos mais relevantes da transformação digital nas instituições financeiras é a análise de dados, visto que as novas tecnologias permitem estudar e compreender os novos hábitos de consumo dos usuários.

Quando uma empresa investe na transformação digital como estratégia, também está investindo para que suas equipes de venda e marketing contem com a informação necessária para chegar até mais consumidores e melhorar constantemente seus produtos a partir dos padrões de uso, feedbacks e outros indicativos obtidos através de dados e informações.

CONCORRÊNCIA

A competitividade digital é cada vez maior para as empresas na América Latina, que se imergem no mercado que antes dominavam com muita mais facilidade as empresas dos Estados Unidos e Europa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IMD World Digital Competitiveness Ranking, o índice de empresas que apostam na inovação e tecnologias de transformação digital é cada vez maior.

Isto não significa que só porque outras empresas o fazem, a sua também deve investir na transformação digital – é preciso criar uma estratégia para que seu produto se diferencie ao mesmo tempo em que faz sentido para seu modelo de negócio.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Existem muitas  mais razões que explicam o porquê as empresas se unem à  transformação digital, mas uma das mais importantes é a redução de custos.

Segundo fontes do Instituto Fraunhofer para a Engenharia de Produção e Automatização, estas são as estimativas de redução em cada área:

  • 10-20% de redução de custos de produção.
  • 10-20% de redução de custos de logística.
  • 30-50% de redução de inventário e custos de gestão.
  • 10-20% de redução em custos de controle de qualidade, com tecnologia de teste em tempo real.
  • 60-70% de redução de custos de complexidade.
  • 10-20% de redução de custos de manutenção.
(Imagem ilustrativa). Mulher e homem celebram a tecnologia, com aparelhos  em mãos, sentados em escadaria. Foto: Reprodução (Imagem ilustrativa). Mulher e homem celebram a tecnologia, com aparelhos  em mãos, sentados em escadaria. Foto: Reprodução 

Reinventar seu negócio com transformação digital irá ajudá-lo a fazer com que seus projetos e empreendimentos estejam preparados para os desafios do futuro. A tecnologia avança a passos gigantes e é muito fácil ficar atrasado.

Não se trata de implementar de maneira forçada cada nova tecnologia que exista ou surgirá nos processos de sua empresa, senão de conhecer e identificar de que forma a transformação digital como estratégia ajudará a conseguir os objetivos de sua companhia.