22 de junho de 2021
Campo Grande 28º 16º

OAB/MS lança biblioteca com mais de três mil obras jurídicas

A- A+

Com a presença do vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Claudio Lamachia, a Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) lançou, nessa sexta-feira, 24 de abril, a Biblioteca da Escola Superior de Advocacia, localizada no espaço da Ordem, em Campo Grande. São mais de três mil obras em um espaço de 135 metros quadrados, que conta com uma estrutura para consultas às obras físicas e virtuais.

“O livro representa o saber e a cidadania. É de fundamental importância para o crescimento intelectual do individuo e para o desenvolvimento da sociedade. É algo sagrado, pois disponibiliza o conhecimento necessário para o aperfeiçoamento cultural, cientifico, político e econômico dos povos. Depois de 15 anos da criação das obras do Complexo Ordem, somente na atual gestão é que OAB/MS oportuniza a disponibilização desse relevante espaço”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O presidente ainda apresentou, na ocasião, um balanço da atual gestão com mais de mil ações e cem eventos, com a expectativa de alcançar 1.500 ações e 200 eventos até o final de 2015.

O vice-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, avalia a inauguração do espaço como uma demonstração de comprometimento da OAB/MS com a advocacia no Estado. “O lançamento de uma biblioteca é o fortalecimento de um braço cultural da nossa Escola Superior de Advocacia. Essa é uma conquista expressiva para todos nós. Quanto mais fomentarmos a criação de espaços como esse, mais iremos fortalecer a advocacia”, afirmou Cláudio Lamachia.

A nova biblioteca conta com obras clássicas e raras, como o original francês Manual do Direito Internacional Público, de 1890. “Um espaço onde guardamos grandes tesouros, onde poderemos disponibilizar aos juristas da terra a apresentação de suas obras e onde ficará guardada a história da OAB/MS”, disse o diretor-geral da ESA/MS, Sandro Rogério de Oliveira. Segundo Sandro, o local também conta com modernos equipamentos de acesso ao acervo virtual. “Agora vamos nos empenhar na aquisição de novos volumes de doutrinas atualizadas e outras obras raras para a comunidade jurídica sul-mato-grossense”, disse.

Das obras disponibilizadas, mil livros fazem parte do acervo virtual da Editora Saraiva, que, através de convênio com a OAB/MS, irá garantir acesso a obras de todas as áreas do Direito, em todo o Estado. “Esse é mais um benefício para os advogados. Com as obras disponíveis pela internet, o advogado terá a facilidade no acesso”, ressaltou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar.

A nova biblioteca recebeu as bênçãos do padre João Alves de Oliveira. A cerimônia de lançamento contou ainda com um coquetel para os participantes. Entre as autoridades, estiveram presentes o vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, o secretário-geral Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral adjunto, Victor Jorge Matos, e o diretor tesoureiro Elvio Gusson, o vice-diretor geral da ESA/MS, Luiz Renato Adler Ralho, o secretário-geral da ESA/MS, Marcio Widal, a secretária-geral adjunta Carolyne Dittmar, tesoureira da ESA/MS, Luciana Oliveira, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Denise Tiosso Sabino, a vice-presidente da Regina Iara Ayub Bezerra, e o secretário-geral, Fábio Ferreira de Souza, além de autoridades jurídicas e políticas.