28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Prevenção

Oncologia promove palestras de conscientização do câncer de mama e próstata na Santa Casa

A- A+

Nesta terça-feira (1°), o serviço de Oncologia da Santa Casa promove palestras sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama e próstata para profissionais e acadêmicos da área da saúde com a presença de médicos Oncologistas e da equipe multiprofissional do setor. O evento é aberto ao público, e tem início a partir das 18h no auditório do Carroceiro “Zé Bonito”, no saguão principal do hospital, com entrada gratuita e certificação de 4h.

O evento tem o objetivo de orientar a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata por meio de exames periódicos. Além disto, informar a população sobre as medidas preventivas da doença, proporcionar o acesso ao exame de mamografia e de próstata e esclarecer as dúvidas referentes.

Convidada especialmente para o evento, a Dra. Maria Lucia Castro, primeira Oncogeneticista do Estado, irá explicar que a especialidade é responsável por fazer a avaliação genética em pacientes, e analisar a probabilidade da doença ser desenvolvida em outras partes do corpo, como também nas gerações futuras desses pacientes.

Matutino

No ambulatório da Oncologia, das 7h às 12h, acontecerá a palestra do médico oncologista, Fabrício Colacino para os pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. Na oportunidade, os participantes vão poder realizar exames de mamografia, PSA (exame de sangue) e exames ginecológicos com o ônibus da Previne - Projeto de Prevenção ao Câncer -, além de conhecer empresas que trabalham com alimentação específica para pacientes que fazem tratamentos oncológicos.

Vendas de camisetas

No início do mês de Outubro a Oncologia da Santa Casa começou as vendas de camisetas personalizadas no qual o valores arrecadados serão revertidos para a revitalização dos espaço físico e também para prestigiar os pacientes e acompanhantes nas festas institucionais promovidas pelo setor.

Todos os anos o setor realiza as vendas das camisetas com a parceria da JK Camiseteria, que são para a divulgação da prevenção do câncer de mama e próstata, um dos maiores incidentes do câncer. Cerca de 300 camisetas foram confeccionadas e estão sendo vendidas até o fim deste mês por R$ 27 na Oncologia da Santa Casa, situada na rua Rui Barbosa, 3633, Centro.

Programação

01/11/2016

18h – Inscrição dos participantes

18h30 – Abertura do Evento

19h – Palestra “Prevenção e Atualidade do Câncer de Mama”, ministrada pelo Dr. Fabrício Colacino da Silva;

19h30 – Palestra “Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata”, ministrada pelo Dr. Jesusmar Modesto Ramos;

20h – Palestra “Atuação do Enfermeiro na Prevenção do Câncer de Mama e de Próstata”, ministrada pelo Enfermeiro Antônio José da Silva Júnior;

20h30 – Palestra “Processo de Trabalho do Assistente Social na Oncologia”, ministrada pela Assistente Social Ilma Mendonça de Souza;

21h – Coffee Break

21h30 – Palestra “Aspecto Emocionais no Câncer de mama e de Próstata”, ministrada pela Psicóloga Cristiele Pedroso Rodrigues;

22h – Palestra “Nutrição X Câncer”, ministrada pela Nutricionista Daniela Nogueira;

22h30 – Encerramento do Evento.