26 de outubro de 2021
Campo Grande 29º 17º

SEGURANÇA PÚBLICA

Operação em 4 estados apreende 30 toneladas de drogas e 946 pessoas; "76 são adolescentes"

Polícias dizem que 18,8 toneladas são de maconha e mais de 700 quilos são de cocaína

A- A+

Deflagrada no último dia 16 de setembro, a Operação Fronteiras e Divisas Integradas, que envolve os estados de Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Paraná (PR), já tirou de circulação mais de 30 toneladas de drogas, sendo que mais de 50% delas foram apreendidas em MS.  

Em números gerais, além das 30 toneladas nos 4 estados, ainda foram apreendidas 132 armas de fogo, 613 veículos e 2,2 milhões de maços de cigarros contrabandeados. Também foram presas 946 pessoas, apreendidos 76 adolescentes infratores e recuperados 147 veículos.

Em MS, a ação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda e Forças Armadas, interceptou quase 19 toneladas de drogas nos últimos dias.

Do total de entorpecentes apreendidos na Operação Fronteiras e Divisas Integradas, 18,8 toneladas são de maconha, mais de 700 quilos de cocaína e pequenas quantidades de drogas sintéticas, crack, skunk e outros.

A equipe da Operação diz que também foram recuperados 13 veículos furtados ou roubados, apreendidas 23 armas de fogo em situação irregular, mais de R$ 9 mil em dinheiro, mais de 38 mil maços de cigarros, cumpridos 28 mandados de prisões e recapturados 14 foragidos da Justiça.

A Operação Fronteiras e Divisas Integradas em MS é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integradas de Fronteira e Divisas (GGIFRON-DIV) e, em nível nacional a coordenação é do Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Estão envolvidos na operação quase 3 mil policiais e agentes de segurança sul-mato-grossense, que estão atuando de forma volante em todo o estado e conta com ações concentradas nos municípios que fazem divisas com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, bem como naqueles localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.