08 de dezembro de 2021
Campo Grande 32º 22º

#LUTO | LÍDER RELIGIOSO

Padre Luciano Scampini morre aos 84 anos em Campo Grande

Foi ele que trouxe para MS um fragmento da imagem original da padroeira do Brasil

A- A+

O padre Luciano Scampini morreu aos 84 anos nesta noite de segunda (25.out.21) em sua casa em Campo Grande. 

A Arquidiocese de Campo Grande lamentou a perda. "É com profundo pesar que informamos a Páscoa definitiva do Pe. Luciano Scampini", diz em nota. 

Segundo apurado, Luciano foi vítima de infarto fulminante: como o próprio nome sugere, é aquele que ocorre de repente, totalmente sem aviso. 

Amigos e devotos usaram as redes sociais para prestar suas homenagens ao padre. O religioso ficou conhecido como um autêntico devoto de Nossa Senhora Aparecida, sendo que em 1984 foi ele quem trouxe para Mato Grosso do Sul um fragmento da imagem original da padroeira do Brasil que havia sido encontrada no Rio Paraíba do Sul no estado de São Paulo em 1717. 

O pedaço encontra-se em uma imagem da santa, padroeira do Brasil, na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Avenida Tamandaré.

O padre era defensor da cultura e sempre pregou que o patrimônio de um povo é sua cultura. E esteve, por muitos anos, pároco em Bandeirantes (MS). "Fez parte da história de Bandeirantes, o Grande Mentor do Santuário. Fez parte da minha infância, adolescência e parte da juventude. Fez parte da vida da minha família, a família do senhor Baio e da dona Maria, eram amigos", lamentou nas redes o perfil de Lúcia Romanzini. 

"Perdemos uma referência em nosso município de Bandeirantes Padre Luciano Scampini. Que Deus ilumine seus passos pelos caminhos do Universo! Um santo padre, que trouxe o Santuário de Nossa Senhora Aparecida para Bandeirantes! Vai com Deus amigo", disse o advogado e vereador Dr. Cabeça (MDB).

Ele atuou também na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Campo Grande. 

Padre Luciano tem três livros publicados sobre o segundo matrimônio dentro da igreja católica. Era um estudioso com teses em Roma, onde morou na década de 90.

O funeral do padre terá início às 08h30 seguido de Santa Missa Exequial às 10h, ambos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A paróquia fica na Avenida Tamandaré, 612, na Vila Planalto.