26 de outubro de 2021
Campo Grande 29º 17º

Geral

Para reforçar estoque, Hemosul vai receber 217 bolsas de sangue vindas do Ceará

A- A+

O Hemosul Coordenador de Campo Grande vai receber neste sábado (18), no período da tarde, 217 bolsas de sangue vindas do Ceará para reforçar o estoque da unidade para os tipos A+, A-, B+ e B-. Esse remanejamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Coordenadoria Geral do Sangue e Hemoderivados, vinculada ao Ministério da Saúde.

Este remanejamento ocorre quando alguns estados estão com sobra e outros apresentam falta ou baixo estoque. O Hemosul inclusive já ajudou reforçar o estoque de vários estados com o envio de bolsas (sangue), entre eles São Paulo, durante a pandemia do coronavírus.

Serão enviados do Ceará 143 bolsas de A+, 22 de A-, 50 B+ e 2 B- para o Hemosul. A direção da unidade inclusive destacou a "solidariedade" da população de Campo Grande, que lotou o local nos últimos dias depois da mobilização para suprir a falta do tipo de sangue O+.

Mesmo com a contribuição, ainda existe a necessidade de repor o estoque de sangue nos tipos, tipos O-, O+ e A+ que continuam em situação de alerta. Por esta razão a unidade vai atender neste sábado (17) em período integral, das 7h até às 17h. Todos os tipos são bem-vindos.

Lembrando que para doar sangue é preciso portar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado, com doenças respiratórias ou com infecções; estar descansado, bem alimentado e hidratado e pesar no mínimo 55 quilos.

Os doadores que já foram vacinados contra a Covid-19 têm que esperar o prazo que é de 48h para quem tomou a Coronavac e sete dias para quem foi vacinado com a Pfizer, Astrazeneca, ou Janssen. O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto: Saul Schramm

Fonte: Governo MS