19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Lava Jato

PF indicia jornalista por vazar dados sobre fase da Lava Jato

Francisco José de Abreu Duarte responderá por embaraço de investigação por ter passado informações a blogueiro

A- A+

A Polícia Federal indiciou o jornalista Francisco José de Abreu Duarte pelo crime de embaraço a investigação de organização criminosa, devido ao vazamento sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato, na qual o ex-presidente Lula foi levado coercitivamente a prestar depoimento.

Segundo o G1, o caso passou a ser investigado porque assessores do político teriam sido avisados de que a operação estava prestes a ser deflagrada, sendo que as informações eram sigilosas.

Com o indiciamento, o inquérito segue para o Ministério Público Federal que avalia se oferece ou não denúncia à Justiça.

A auditora da Receita Federal Rosicler Veigel, que atuava na força-tarefa da Lava Jato, disse à PF que, em fevereiro de 2016, contou ao então namorado, o jornalista Francisco Duarte, que uma "bomba" relacionada ao ex-presidente Lula estava prestes a acontecer.

Em março de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi conduzido coercitivamente à PF em São Paulo. Ele foi ouvido no inquérito da PF do Paraná que apurava o fato dele ter feito a divulgação antecipada da condução coercitiva de Lula na Lava Jato.