28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

EXPLORAÇÃO

PMA autuam dois por exploração ilegal de madeira

A- A+

A Polícia Militar Ambiental de Aparecida do Taboado recebeu denúncias de que um homem estaria retirando madeira de várias fazendas alheias no município e armazenando e comercializando em sua residência na cidade. Uma equipe foi ao local e encontrou 2,5 m³ de madeira em toras das espécies angico e faveiro sem a documentação ambiental. Ele não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF é o documento ambiental para o transporte, comércio e armazenamento de qualquer produto florestal.

O infrator de 59 anos residente em Aparecida do Taboado não quis informar de onde retirou a madeira, que foi apreendida. Ele foi autuado atuado administrativamente e multado em R$ 900,00.

Miranda

A Polícia Ambiental de Miranda recebeu denúncias sobre exploração ilegal de madeira em uma fazenda localizada à rodovia MS 243, na altura do Km 30, no município. No local, foi constatada a supressão de uma árvore da espécie Canafístula, se autorização ambiental. Os Policiais perceberam que seriam derrubadas mais árvores, caso a PMA não tivesse realizado a fiscalização.

O gerente da fazenda de 47 anos, residente no local, assumiu a responsabilidade pela exploração. As atividades foram interditadas e ele foi atuado administrativamente e multado em R$ 300,00.

Ambos os infratores nos dois municípios responderão pelo crime ambiental de exploração de madeira, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção.