28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

NORMANDIA

Político e bilionário francês, Olivier Dassault, morre em queda de helicóptero

Acidente ocorreu na tarde de ontem (7.mar.21) vítima era o 336º homem mais rico do mundo

A- A+

O político e bilionário francês Olivier Dassault, de 70 anos, morreu ontem (7.mar.21) em um acidente de helicóptero na Normandia, nordeste da França. A queda aconteceu perto das 18h locais (14h no horário de Brasília), e vitimou também o piloto do helicóptero. Segundo informações da Reuters, Dassault tinha uma casa de férias na região.

A fortuna do Herdeiro de Serge Dassault, fundador do Groupe Dassault, que detém o comando da Dassault Aviation – produtora dos aviões caça Rafale – e do jornal Le Figaro, era estimada em US$ 7,3 bilhões, o 336º homem mais rico do mundo, segundo o ranking de bilionários em tempo real da Forbes.

Nos últimos anos, chegou a deixar seu cargo no conselho do Grupo Dassault para evitar conflitos de interesse devido ao seu papel político, pois, desde 1998, ocupava uma cadeira no congresso francês pelo partido liberal-conservador “Os Republicanos” (segundo maior partido em termos de representação na Assembleia Nacional francesa).

O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou uma homenagem a Dassault em seu perfil no Twitter. “Olivier Dassault amava a França. Ao longo de sua vida, ele nunca deixou de servir ao nosso país e promover seus fortes argumentos. Sua morte repentina é uma grande perda”, concluiu.

O líder dos republicanos na Assembleia Nacional, Damien Abad, também escreveu em sua memória. “Grande coração e grande defensor da indústria. A sua bondade e humanismo serão lembrados para sempre.”

*Com Reuters